Gestão escolar e motivação docente: uma relação intrínseca e determinante para a qualidade educacional
Resumo
Esta pesquisa, a partir do problema que se identifica no questionamento: De que
forma e em que intensidade as atitudes e decisões dos gestores escolares afetam a
motivação dos professores em seu trabalho?, tem o objetivo de verificar qual a relação
entre a motivação de professores de educação infantil e o modelo de gestão realizada
no ambiente escolar. Inspirada em uma escola com suas demandas relativas ao tema
em questão, trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, que se vale de
pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, cujos sujeitos são professores e equipe diretiva da referida escola. O referencial teórico apresenta dois enfoques: percurso histórico da educação infantil brasileira, desde as primeiras concepções que nortearam suas práticas até o atual consenso sobre as qualidades da gestão democrática; concepções de motivação para o trabalho e pontos de vista sobre sua origem e seus influentes. A pesquisa de campo trouxe respostas que convergem às elucidações teóricas: embora a motivação seja pessoal e subjetiva, o ambiente de trabalho, especialmente a forma de gestão que nele se pratica, é um dos fatores externos que fortemente a influenciam e, no caso da gestão escolar, essa tem, ainda, o potencial de limitar ou expandir a consciência dos professores, fato determinante para a qualidade da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]