Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
Resumo
A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo conteúdo é determinado por uma grade de programação que deve
articular um fluxo constituído por emissoras nacionais, regionais e locais. Dentro da programação nos detivemos em produções denominadas programetes, produtos veiculados nos intervalos comerciais com o apoio de patrocinadores e com duração máxima de 90 segundos. Em levantamento realizado em 2006, observou-se a ocorrência desse tipo de produto em cinco das onze emissoras da Rede Brasil Sul de Televisão - RBS TV, afiliada da Rede Globo, produzidos e veiculados local e exclusivamente no interior do Rio Grande do Sul. Utilizados pelas emissoras como forma de contornar a situação do
pouco espaço reservado à inserção de conteúdos locais, ao mesmo tempo garantem aos anunciantes a oferta de um produto único. Tomamos para análise uma série de programetes da RBS TV dos Vales - situada no município de Santa Cruz do Sul-RS. O programete estudado denomina-se Preserve o que é nosso, está no ar desde 2002 e já foram produzidas mais de 40 edições. Ele é exibido nos intervalos
comerciais do Globo Repórter (sextas-feiras à noite) e do Domingão do Faustão (tardes de domingo). A noção de identidade narrativa revelou-se fundamental para a análise, comportando as formas de permanência da identidade no tempo. A identidade-idem, ou mesmidade, teria relação com um substrato pelo qual seria possível reidentificar um indivíduo como o mesmo. Já a identidade-ipse, ou ipseidade, seria a forma de permanência no tempo que é feita na contínua relação com o outro, operando por meio de identificações-com valores, modelos, heróis, etc. A dialética entre a mesmidade e a ipseidade está contida na noção de identidade narrativa. Considera-se a narrativa como o conjunto
de histórias, registros e imaginários enquanto o discurso é considerado como a colocação em ato dessa narrativa. A mídia local tem seu papel na rememoração das narrativas da imigração européia no Brasil a partir do século XIX. Dentre os principais resultados, evidencia-se que o programete apresenta como conceito a preservação da memória dos antepassados através da atenção a aspectos como conservação e recuperação do patrimônio arquitetônico e as narrativas a ele vinculadas. A produção está alinhada
aos gêneros informativo e promocional e aos subgêneros documentário e merchandising social. A análise da discursividade aponta que a edificação é um elemento estruturante. Por meio de sua exposição, ao menos duas perspectivas são apontadas. Ao enfocar o triunfo dos colonizadores que enfrentaram uma terra que apresentou dificuldades extremas, estaria privilegiando a mesmidade pela
manutenção do caráter pelo qual se reconhece um grupo como sendo o mesmo. E ao abordar uma necessidade de permanência no tempo, estaria profetizando que as futuras gerações poderão acessar o patrimônio arquitetônico e cultural preservado, ainda que essas gerações sejam marcadas pela ipseidade, pela introdução do outro na constituição de suas identidades.