Análise da trajetória da avaliação educacional brasileira
Resumo
Este estudo que está inserido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve o objetivo de buscar entender como se construíram historicamente as teorias da avaliação educacional, a partir dos referenciais bibliográficos da área num estudo de caráter bibliográfico que abarca o período de 1930 até 2008. Pressupõe-se que, para
tratamos da questão da avaliação educacional devemos adentrar, primeiramente, em um estudo histórico que possibilite compreender como se construíram as teorias da
avaliação educacional, visto que este ainda é um tema muito debatido e que pouco tem mudado nas suas características estruturantes. Assim, tendo em vista que o paradigma da inclusão salienta a aceitação das diferenças, enfatizando a
permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente, no ensino regular, considera-se relevante o estudo sobre a avaliação educacional, uma vez que esta influencia diretamente no processo de inclusão, podendo vir a se constituir, inclusive, numa das maiores barreiras da inclusão. A investigação realizada nesta pesquisa possibilitou constatar que a avaliação constitui-se num reflexo da sociedade, da economia e da política e, por isso mesmo, precisa ser analisada historicamente. Observou-se que esta prática não sofreu muitas alterações desde sua introdução nas escolas, mesmo com tantos discursos que enfatizaram a valorização da reflexão, da crítica, do diálogo, continua
assumindo-se como um procedimento tradicional, autoritário e seletivo.