Cidadania: o papel da disciplina de história na construção de cidadãos plenos a partir de um olhar histórico reflexivo
Resumo
A proposta do presente trabalho é pesquisar sobre a constituição do conceito de cidadania, partindo do ideal grego, discorrendo sobre sua transformação ao longo da história. Para tal, encontrou-se subsídios nas configurações históricas, no que concerne a organização das sociedades, para a compreensão da realidade brasileira contemporânea. Tendo em vista a desvalorização do social e a supremacia do individualismo na sociedade hodierna, torna-se importante conceituar o que se entende por cidadania. Neste contexto, o ensino de História para alunos em formação sócio-critico apresenta-se como uma importante aliada na efetivação desse conceito. Para a realização de todo esse apanhado teórico, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que resultou nas primeiras partes deste trabalho. Tal estudo serviu de base para a interpretação das entrevistas realizadas com professores de História atuantes no Ensino Médio. Objetivou-se assim buscar as considerações dos colaboradores sobre a percepção da disciplina de História inserida no Ensino Médio, e suas percepções sobre o conceito de cidadania. No que se refere à colaboração dos sujeitos desta pesquisa, optou-se pelo encaminhamento metodológico referente à utilização da História Oral, na modalidade História Oral Temática. Neste processo, utilizou-se questionários semi-estruturados para realização das entrevistas, somou-se a isto observações das práticas docentes em sala de aula. Cabe destacar que muitos autores contribuíram no desenvolvimento deste estudo. Dentre eles, destacam-se Meihy (1996) e Thompson (1992) no que tange a História Oral. Já no que se refere ao conceito de cidadania no Brasil, Carvalho (1987, 1990, 2001 e 2008) foi o principal teórico sobre a temática. No que se referem às análises teóricas da configuração da cidadania nas sociedades pós-revoluções burguesas, Marshall (1967) forneceu substancial subsídio na compreensão de tal configuração. Assim foi possível verificar que na sociedade contemporânea o status de cidadania não foi alcançado em sua plenitude por todos os sujeitos. É possível verificar a co-existência de cidadãos-plenos, de cidadãos, de não-cidadãos e de uma estadania na configuração social vigente.