You Tube como pedagogia cultural: espaço de produção, circulação e consumo de cultura surda
Resumo
Esta pesquisa propõe discutir produções culturais surdas a partir do espaço
midiático You Tube, tomando tal contexto como um lugar de ensino, de demarcação
cultural e de constituição de identidades. A cultura, na perspectiva à qual me filio
para desenvolver este trabalho, está atravessada pelo processo discursivo e começa
a ser estudada dentro de sua complexidade social, situada em uma arena de
conflitos gerados pela busca de significação, que, portanto, fazem parte dos jogos
das relações de poder/saber. Inserida nessas questões, direciono-me
especificamente ao ambiente virtual You Tube, onde são postados vídeos de livre
acesso aos internautas. A escolha desse espaço para busca da materialidade da
pesquisa está relacionada com o significativo conteúdo cultural produzido e
divulgado por sujeitos surdos Busco, diante do discurso da diferença, investigar as
estratégias de produção de sujeitos surdos na contemporaneidade, tomando os
vídeos aqui analisados como dispositivos de produção. Foram escolhidos cinco
vídeos inseridos em duas categorias analíticas, selecionadas com base em uma
planilha catalogada que permitiu a visualização gráfica dos índices de produções
culturais surdas, destacando os assuntos humor e educação. Nesse sentido, os
direcionamentos que se seguem na pesquisa balizam a constituição dessas
identidades no contexto midiático e a produção de significados que mantêm a
diferença cultural surda. No campo humorístico, esses significados são colocados
em circulação, produzindo representações que operam na lógica contemporânea,
usando a comédia como estratégia para constituir outras identidades surdas, não
menos culturais, mas talvez sobre outras verdades. No campo educacional, esses
vídeos tensionam o sistema de ensino inclusivo, identificando ações legais como
uma ameaça à constituição do sujeito cultural surdo. Esses tensionamentos ainda
fazem sentido nestes tempos em que a inclusão toma o palco das discussões
políticas educacionais na contemporaneidade. Fundamentada no campo dos
Estudos Culturais em Educação, tomo os empreendimentos metodológicos da
investigação a partir de uma postura de suspeita, evitando os engessamentos e
métodos prontos e dando à pesquisa direcionamentos maleáveis.