Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Caminhos da docência que se entrecruzam e se revelam no processo de formação continuada com os docentes do PROEJA FIC

Thumbnail
Visualizar/Abrir
MONTAGNER, SILVIA REGINA.pdf (1.129Mb)
Data
2013-07-26
Autor
Montagner, Silvia Regina
Primeiro orientador
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Primeiro membro da banca
Siqueira, André Boccasius
Segundo membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Terceiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente investigação configura-se num estudo com docentes em formação continuada que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Formação Inicial e Continuada PROEJA FIC, tendo em vista a reconstrução de suas caminhadas, enquanto profissionais reflexivos e transformadores de sua própria prática. Sob esta orientação, esta pesquisa visou investigar os caminhos da trajetória docente nos momentos da formação continuada e, para isso, utilizou das narrativas auto/trans/formativas como dispositivos de pesquisa-formação com os docentes que atuam no PROEJA FIC. Diante disto, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com interfaces na pesquisa participante com intersecções no processo da pesquisa-formação e no de desenvolvimento profissional, os quais foram sistematizados em um diário reflexivo e nos registros das falas, o entendimento das análises, segundo Bardin (2004), no intuito de verificar quais os caminhos da trajetória docente que podem ser significativos e presentes nas narrativas acerca da auto/trans/formação em busca do Ser Mais . Os coautores da pesquisa com os quais dialoguei são 8 docentes, 4 do sistema municipal de ensino de Tupanciretã e 4 Instituto Federal Farroupilha Câmpus Júlio de Castilhos. A pesquisa buscou aporte nas narrativas e na formação continuada e, assim, procurou estabelecer um diálogo com inúmeras referências sensíveis ao ser professor, que permeiam o trabalho, o que visa contribuir na análise dos movimentos de formação e nas trajetórias profissionais como um caminho de (re)construção docente. Assim, apontou para um potencial emancipador pelo olhar sobre nós mesmos, sobre a docência, a vida e a profissão da pessoa do professor, em especial quando construído o diálogo problematizador e reflexivo pela formação continuada, como foi o caso do PROEJA FIC.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7093
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [898]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.