O escudo de Perseu a refletir a imagem de Medusa: o processo formativo autopoiético em narrativas autobiográficas de estudantes de Pedagogia
Resumo
Esta dissertação de mestrado versa sobre o processo formativo autopoiético de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os quais foram os sujeitos pesquisados deste estudo. O objetivo geral foi investigar os fios de sentido que são tramados no processo formativo autopoiético como (re)significações que vinculam estudantes do Curso de Pedagogia (diurno) Licenciatura Plena da UFSM à profissão docente, considerando a trajetória inicial de formação. Os sujeitos de pesquisa estudantes do referido curso aceitaram compartilhar e narrar as suas vivências e experiências formativas mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Por ser uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa autobiográfica, o processo metodológico envolveu entrevistas narrativas individuais, as quais foram gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas e interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), sob a perspectiva de Roque Moraes (2003). A definição teórica, epistemológica e conceitual deste estudo foi construída a partir destes conceitos: autopoiese (MATURANA & VARELA, 2001; 2010); processo identitário docente (ISAIA, 2006); narrativas (JOSSO, 2004; 2010); identidade profissional docente (ISAIA, 2006); narrativas de Si (ABRAHÃO, 2006); investigação narrativa (ISAIA, 2006); memória educativa (FERNANDES, 2006); formação inicial (CUNHA, 2006); processos formativos (OLIVEIRA, 2006); percurso vital (MACIEL, 2006); trajetória, trajetória profissional e trajetória de formação (ISAIA, 2006) e ambiência (MACIEL, 1995; 2000; 2006; 2009; 2010). Esperamos, com esta pesquisa, ter contribuído com a educação e a formação de professores para a Educação Básica, ao considerarmos o referencial teórico que versa sobre os processos (auto)formativos de estudantes de um curso de licenciatura, ao considerarmos as (re)significações das trajetórias formativas discentes, assim como suas motivações iniciais, os sentidos e significados atribuídos à formação inicial e as experiências que vinculam os estudantes ao curso e, deste, à profissão docente.