Professor as crianças já ligaram a TV e você?
Resumo
Este trabalho, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a
discussão referente à influência da televisão na prática de duas professoras de Educação Infantil, locadas em duas escolas da cidade de Santa Maria, uma de caráter privado e outra de caráter público. Com isso, procurou-se identificar que concepções e quais práticas pedagógicas adotadas pelas professoras, em relação à influência da televisão, presente nas crianças, manifestada através de roupas, brinquedos, materiais escolares, diálogos e percepções, diante dos vários assuntos abordados no cotidiano escolar. Os modelos metodológicos utilizados foram o estudo coletivo de casos e a análise de conteúdos, constituindo um corpus de análise baseado em entrevistas e diários de campo, além de fotografias e desenhos de artefatos, relacionados a programas televisivos das crianças. O referencial teórico buscou resgatar as principais teorias em relação à influência dos veículos de comunicação de massa na sociedade capitalista, passando por Adorno e Horkheimer e a teoria da Indústria Cultural, Guy Debord e a chamada Sociedade do Espetáculo até a teoria dos Estudos Culturais, que visa analisar as principais produções culturais como elementos da sociedade contemporânea. Além disso, buscou-se também
percorrer o trabalho de alguns teóricos que problematizaram a idéia de infância, enfatizando Neil Postmann e sua tese sobre o desaparecimento da idéia de infância moderna, até autores de uma corrente mais pós-estruturalista, que buscam compreender as novas culturas infantis . Identificou-se, após a análise dos dados da pesquisa, que os professores consultados carecem de concepções e práticas pedagógicas críticas em relação à influência da televisão na formação das subjetividades infantis; ou por possuírem concepções instrumentalizadoras em relação à utilização dos meios de comunicação, como foi o caso observado na escola particular, ou por desconhecerem em sua formação inicial e continuadas reflexões que abordem a relevância do papel da escola como mediadora crítica entre televisão e infâncias, como observou-se na escola pública. Percebeu-se ainda o descompasso entre
as culturas infantis e as culturas escolares que, em muitos momentos, acaba silenciando as vozes que denunciam os efeitos produzidos nas crianças pelos discursos midiáticos, como padrões de consumo, valores, exemplos de relacionamento entre os indivíduos, etc. Concluiu-se a pesquisa ressaltando a emergência de as instituições
educacionais investirem na formação continuada de seus professores, re-avaliando seus objetivos e inserindo em
suas reflexões temáticas tão relevantes como a abordada nessa pesquisa, já que se trata da constituição cultural
de seus principais representantes: as crianças