Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem docente no ensino superior: desafios e enfrentamentos no trabalho pedagógico do professor iniciante

Thumbnail
Visualizar/Abrir
WIEBUSCH, ANDRESSA.pdf (2.299Mb)
Data
2016-08-30
Autor
Wiebusch, Andressa
Primeiro orientador
Bolzan, Doris Pires Vargas
Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Baptaglin, Leila Adriana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender os desafios e enfrentamentos na docência dos professores iniciantes na Educação Superior. A partir dos pressupostos teóricos de Bolzan (2001, 2002, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016), Cunha (2000, 2005, 2006, 2007, 2010), Isaia (1992, 2000, 2001, 2003, 2006, 2010), Isaia e Bolzan (2004, 2007, 2008, 2009), Marcelo Garcia (1988,1999, 2009, 2010, 2011), Zabalza (2004), Pimenta e Anastasiou (2014) entre outros, buscamos problematizar o Ensino Superior, a formação docente, o desenvolvimento profissional, a aprendizagem da docência, tendo em vista o processo de inserção na docência e o desenvolvimento do trabalho pedagógico dos professores iniciantes. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da abordagem narrativa sociocultural, de Bolzan (2001, 2002, 2006, 2009, 2010), com base nos estudos de Bakthin (1992), Vygotstki (1991, 1994), Connelly e Clandinin (1995) e Freitas (2002) fontes para a construção do caminho investigativo. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas, com tópicos guia direcionados à iniciação à docência, à aprendizagem do ser professor e ao trabalho pedagógico. Evidenciamos a categoria de estudo como a aprendizagem docente do professor iniciante universitário constituída por duas dimensões: os processos formativos e o trabalho pedagógico e um eixo articulador que caracteriza a dinâmica institucional. Esses elementos de análise representam a sistematização dos achados. A pesquisa realizada permite-nos problematizar o reconhecimento de demandas emergentes da docência do Ensino Superior e do desenvolvimento profissional como: a necessidade de preparação para atuar nesse nível de ensino, de políticas públicas, de infraestrutura institucional, de criação de programas de apoio e acolhimento aos professores iniciantes, diante da complexidade da profissão.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7284
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [897]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.