Percepções de enfermeiros docentes sobre a interface saúde e meio ambiente na formação profissional
Resumo
Introdução: A qualidade socioambiental e, consequentemente, a saúde populacional têm sido
alvos de preocupação constante dos diferentes setores da sociedade no decorrer dos últimos
anos. Nessa vertente, quando pensada a interface saúde e meio ambiente, torna-se
imprescindível que a enfermagem tome posição na discussão. Diante do exposto, questiona-se
qual é a percepção de enfermeiros docentes de instituições federais de ensino superior do Rio
Grande do Sul sobre a abordagem da interface saúde e meio ambiente na formação
profissional de enfermagem? Objetivo: conhecer a percepção de enfermeiros docentes de
instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul sobre a abordagem da interface
saúde e meio ambiente na formação profissional em enfermagem. Método: estudo de
abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Teve como procedimentos de coleta
de dados, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os dados foram coletados nos
meses de janeiro a abril de 2013, em Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande
do Sul. Os sujeitos do estudo foram os enfermeiros docentes das instituições selecionadas. O
processo de análise dos achados esteve orientado pelas etapas da análise de conteúdo.
Resultados: A pesquisa revelou diferentes percepções sobre o tema estudado, que estão
apresentados em três artigos. O artigo O enfermeiro docente frente à problemática ambiental
contemporânea trata das diferentes concepções de meio ambiente apresentadas pelos
docentes, das percepções da atual problemática ambiental e quais as ações ambientalmente
responsáveis são realizadas por eles. A percepção da interface saúde e meio ambiente é
apresentada no manuscrito A relação saúde e meio ambiente na formação profissional em
enfermagem: percepções de enfermeiros docentes , onde se evidenciam também a abordagem
que os sujeitos tiveram do tema em suas formações e como eles percebem esse na atual
formação profissional. Por fim, o terceiro artigo, A educação ambiental na formação
profissional em enfermagem , retrata as concepções de educação ambiental dos sujeitos,
acrescentando-se ainda como eles percebem a educação ambiental na formação profissional
em enfermagem. Considerações: O estudo revelou que a perspectiva ambiental, inserida
nessa a relação saúde e meio ambiente e a educação ambiental, ainda se mostra incipiente na
formação profissional em enfermagem, muito em vista do sentimento de despreparo que os
sujeitos relataram, da fragmentação disciplinar e pouca comunicação entre os docentes sobre
o tema. Espera-se que esse estudo auxilie na busca de novas formas de pensar o ambiente e
introduzir a temática na formação do enfermeiro, instigando, ao mesmo tempo, a realização
de novas pesquisas sobre o tema.