Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Participação: um estudo na trama das vozes dos professores, diretores e pais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (650.6Kb)
Data
2013-11-30
Autor
Santos, Joseane Fontoura dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho pretende analisar a participação dos pais e sua relação com a aprendizagem das crianças. Essa participação é imprescindível para a aprendizagem? O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas e as entregas de boletins foram algumas das questões motivadoras para a realização desta monografia. Lembrando que o diretor deve ter claro que um de seus papeis fundamentais é garantir a aprendizagem e o sucesso escolar, a pesquisa buscará estabelecer seu papel nesse contexto. Para a abordagem do tema será utilizada a pesquisa bibliográfica para se obter o embasamento teórico relacionado a conceitos pertinentes ao assunto. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Sapiranga fazendo uso do questionário para pais, professores e equipe diretiva como instrumento de pesquisa. O trabalho foi desenvolvido de forma essencialmente qualitativa que, segundo Minayo, não exclui dados quantitativos. Fica claro que a participação da família é fundamental para o processo de aprendizagem, porém a comunicação entre escola/família está sendo falha. Nas análises das vozes dos pais, professoras e direção encontramos desacordos que mostram a necessidade de maior diálogo entre os segmentos, o que entendemos que será construído no processo de participação. O papel do diretor também precisa ser revisto, pois não cabe mais a visão de organizador burocrático. Nesse novo papel, o diretor é desafiado a ser um mediador, um criador de estratégias que favoreçam a participação. Tendo conhecimento que a educação busca uma participação coletiva e democrática da comunidade escolar, o presente trabalho poderá esclarecer pontos fundamentais tanto para a equipe escolar como para os pais.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/776
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [428]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.