Participação: um estudo na trama das vozes dos professores, diretores e pais
Resumen
O presente trabalho pretende analisar a participação dos pais e sua relação com a aprendizagem das crianças. Essa participação é imprescindível para a aprendizagem? O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas e as entregas de boletins foram algumas das questões motivadoras para a realização desta monografia. Lembrando que o diretor deve ter claro que um de seus papeis fundamentais é garantir a aprendizagem e o sucesso escolar, a pesquisa buscará estabelecer seu papel nesse contexto. Para a abordagem do tema será utilizada a pesquisa bibliográfica para se obter o embasamento teórico relacionado a conceitos pertinentes ao assunto. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Sapiranga fazendo uso do questionário para pais, professores e equipe diretiva como instrumento de pesquisa. O trabalho foi desenvolvido de forma essencialmente qualitativa que, segundo Minayo, não exclui dados quantitativos. Fica claro que a participação da família é fundamental para o processo de aprendizagem, porém a comunicação entre escola/família está sendo falha. Nas análises das vozes dos pais, professoras e direção encontramos desacordos que mostram a necessidade de maior diálogo entre os segmentos, o que entendemos que será construído no processo de participação. O papel do diretor também precisa ser revisto, pois não cabe mais a visão de organizador burocrático. Nesse novo papel, o diretor é desafiado a ser um mediador, um criador de estratégias que favoreçam a participação. Tendo conhecimento que a educação busca uma participação coletiva e democrática da comunidade escolar, o presente trabalho poderá esclarecer pontos fundamentais tanto para a equipe escolar como para os pais.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]