Estratégias de marketing para comercialização de produtos agroindustriais: o caso da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete
Resumo
A pesquisa desenvolve um entendimento para averiguar e propor estratégias de marketing para a comercialização dos produtos agroindustriais fabricados na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA), e a influência das variáveis de marketing-mix na decisão de compra para o consumidor. Entende o composto de marketing organizado em quatro elementos primários: produto, preço, praça e promoção, e, que se combinam no alcance da satisfação dos consumidores do segmento visado, neste caso, consumidores de produtos agroindustriais da marca EAFA. Também tem o propósito de analisar o grau de satisfação dos consumidores em relação aos produtos da EAFA, considerando às variáveis supracitadas, é possível identificar as dificuldades encontradas pela EAFA para comercializar seus produtos, levantar detalhes técnicos e comportamentais de relevância e criar ações e estratégias do marketing-mix para a comercialização dos produtos em face ao que foi proposto. Foi utilizado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Usou-se como instrumento de pesquisa, questionário e entrevista semi-estruturada. Em fase inicial utilizaram-se os estudos do tipo exploratório e como complemento utilizou-se o método do estudo descritivo como principal recurso metodológico. A amostra foi composta por 322 entrevistados, a unidade de análise foram os consumidores dos produtos comercializados pela EAFA, no ano de 2004/2005. Os resultados obtidos demonstram que a variedade de produtos da marca EAFA é satisfatória para a maioria dos entrevistados. No que diz respeito ao preço, 69% dos entrevistados julgaram moderado em relação aos concorrentes, outros 22% observam que o preço é baixo. Inquiridos sobre a facilidade de encontrar os produtos, a maioria dos entrevistados entenderam como regular ou ruim. Sobre as promoções da EAFA, 40% consideram regular, entenderam como ruim 20%, e péssimo 9%, totalizando 69%. Com referência a qualidade dos produtos da EAFA, 85% afirmam que os produtos são de qualidade ótima ou boa em relação aos concorrentes. Com esta análise conclui-se que o preço está moderado em relação aos concorrentes, urge a necessidade de aplicar estratégias relacionadas à promoção, e analisar a variável praça como o fator decisivo para o baixo índice de fidelidade de clientes a marca EAFA, em razão da dificuldade de acesso aos produtos.