Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS: O CASO DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRETE

Thumbnail
Visualizar/Abrir
DARLONALMEIDA.pdf (1.873Mb)
Data
2005-05-19
Autor
Almeida, Darlon Alves de
Primeiro orientador
Rocha, Rudimar Antunes da
Primeiro membro da banca
Ruppenthal, Janis Elisa
Segundo membro da banca
Oliveira, Joao Helvio Righi de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa desenvolve um entendimento para averiguar e propor estratégias de marketing para a comercialização dos produtos agroindustriais fabricados na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA), e a influência das variáveis de marketing-mix na decisão de compra para o consumidor. Entende o composto de marketing organizado em quatro elementos primários: produto, preço, praça e promoção, e, que se combinam no alcance da satisfação dos consumidores do segmento visado, neste caso, consumidores de produtos agroindustriais da marca EAFA. Também tem o propósito de analisar o grau de satisfação dos consumidores em relação aos produtos da EAFA, considerando às variáveis supracitadas, é possível identificar as dificuldades encontradas pela EAFA para comercializar seus produtos, levantar detalhes técnicos e comportamentais de relevância e criar ações e estratégias do marketing-mix para a comercialização dos produtos em face ao que foi proposto. Foi utilizado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Usou-se como instrumento de pesquisa, questionário e entrevista semi-estruturada. Em fase inicial utilizaram-se os estudos do tipo exploratório e como complemento utilizou-se o método do estudo descritivo como principal recurso metodológico. A amostra foi composta por 322 entrevistados, a unidade de análise foram os consumidores dos produtos comercializados pela EAFA, no ano de 2004/2005. Os resultados obtidos demonstram que a variedade de produtos da marca EAFA é satisfatória para a maioria dos entrevistados. No que diz respeito ao preço, 69% dos entrevistados julgaram moderado em relação aos concorrentes, outros 22% observam que o preço é baixo. Inquiridos sobre a facilidade de encontrar os produtos, a maioria dos entrevistados entenderam como regular ou ruim. Sobre as promoções da EAFA, 40% consideram regular, entenderam como ruim 20%, e péssimo 9%, totalizando 69%. Com referência a qualidade dos produtos da EAFA, 85% afirmam que os produtos são de qualidade ótima ou boa em relação aos concorrentes. Com esta análise conclui-se que o preço está moderado em relação aos concorrentes, urge a necessidade de aplicar estratégias relacionadas à promoção, e analisar a variável praça como o fator decisivo para o baixo índice de fidelidade de clientes a marca EAFA, em razão da dificuldade de acesso aos produtos.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8116
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção [436]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.