Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre, RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (502.8Kb)
Data
2013-11-30
Autor
Ortiz, Marta Simone Dries
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O projeto de pesquisa "Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre busca compreender como as formas de gestão presentes nas escolas influenciam nas formas de avaliação praticadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município. A pesquisa é um estudo de caso, realizada através de entrevistas com onze professores e cinco gestores, de três escolas da rede municipal de ensino. Aplicou-se questionário préestruturado com questões abertas, as quais permitem a análise de cunho qualitativo. Buscar-se-á saber como as formas de gestão implicam na avaliação da aprendizagem escolar. Diante desse questionamento, buscou-se subsídios teóricos no Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, PCN e autores especialistas no assunto gestão escolar e avaliação. Onde, Pedro Demo diz que avaliar é preciso, porém se deve avaliar com olhar voltado para o humano. E, Heloísa Lück revela a importância da gestão escolar ser compartilhada com a comunidade escolar, em um novo paradigma, articulada de forma democrática e participativa. Concluiu-se a partir da pesquisa com professores e gestores que as formas de gestão de escolas, pertencentes a um sistema municipal de ensino, influenciam muito pouco nos critérios e decisões sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Da mesma forma, implica pouco, os gestores do sistema municipal de educação, nas decisões sobre a avaliação pedagógica da escola. A avaliação da aprendizagem nas escolas pesquisadas, e dentro de uma mesma escola é diversa.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/812
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.