Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre, RS
Resumo
O projeto de pesquisa "Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre busca compreender como as formas de gestão presentes nas escolas influenciam nas formas de avaliação praticadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município. A pesquisa é um estudo de caso, realizada através de entrevistas com onze professores e cinco gestores, de três escolas da rede municipal de ensino. Aplicou-se questionário préestruturado com questões abertas, as quais permitem a análise de cunho qualitativo. Buscar-se-á saber como as formas de gestão implicam na avaliação da aprendizagem escolar. Diante desse questionamento, buscou-se subsídios teóricos no Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, PCN e autores especialistas no assunto gestão escolar e avaliação. Onde, Pedro Demo diz que avaliar é preciso, porém se deve avaliar com olhar voltado para o humano. E, Heloísa Lück revela a importância da gestão escolar ser compartilhada com a comunidade escolar, em um novo paradigma, articulada de forma democrática e participativa. Concluiu-se a partir da pesquisa com professores e gestores que as formas de gestão de escolas, pertencentes a um sistema municipal de ensino, influenciam muito pouco nos critérios e decisões sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Da mesma forma, implica pouco, os gestores do sistema municipal de educação, nas decisões sobre a avaliação pedagógica da escola. A avaliação da aprendizagem nas escolas pesquisadas, e dentro de uma mesma escola é diversa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1010]