Tendências da gestão participativa para redução de falhas no nível operacional de sistemas produtivos em indústrias metalúrgicas
Resumo
Este trabalho busca conhecer as tendências da gestão participativa para redução de falhas no
nível operacional nos sistemas produtivos em indústrias metalúrgicas. Para identificar as
tendências da gestão participativa nas indústrias metalúrgicas objetivou-se levantar as
estratégias de gestão participativa de acordo com gestores de produção, relacionar as práticas
adotadas frente à redução de falhas inerentes aos processos produtivos e analisar os desafios
em estratégias de gestão participativa colocada a gestão da redução de falhas nos sistemas
produtivos. O estudo justifica-se através das possibilidades de aplicação dos conhecimentos
sobre as práticas de gestão participativa como processo aplicável às indústrias nas práticas de
gestão e de redução de falhas. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa basear-se-á
na utilização de uma abordagem quantitativa, dos procedimentos estatístico e descritivo e da
técnica para obtenção de dados do formulário. Após a aplicação do formulário e análise dos
dados obtidos é possível afirmar que a gestão participativa é um desafio para as empresas e
exigem estratégias que privilegiem a informação, a comunicação, treinamento e
desenvolvimento, registro de atividades e abertura aos colaboradores nos processos inovativos
e de mudanças organizacionais. É possível observar que as tendências da gestão participativa
aplicáveis às indústrias metalúrgicas estudadas abrange a melhoria dos processos de
comunicação entre empresa, supervisores e colaboradores e na definição e utilização de meios
específicos para isso. Onde primeiramente, os colaboradores precisam ser informados sobre o
que acontece na empresa, quais as necessidades existentes em relação à produção e como cada
indivíduo pode participar. O segundo aspecto observado é o treinamento e desenvolvimento.
Existem casos onde os conhecimentos necessários já estão presentes nas equipes de trabalho,
mas também existem situações como as inovações tecnológicas ou a adoção de novas
tecnologias por parte das empresas em que há a necessidade de preparar e orientar os
colaboradores para que seja tirado maior proveito das tecnologias adotadas. Por último, podese
elencar a necessidade de transformação do colaborador em cliente interno a fim de colocarse
no lugar de quem adquire o produto fabricado com a finalidade de descobrir o que espera o
consumidor e quais as melhorias que podem ser realizadas em prol deste aspecto identificado.
Nem sempre as melhorias implicam em custos, mas em boas idéias e boa vontade de quem
produz. O grande desafio para que essas tendências se perpetuem está no gestor e no dono das
empresas em proporcionar às pessoas, quando preparadas, a participação das decisões que
tangem seus processos de trabalho e suas possibilidades de melhoria.