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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorMunhoz, Cristiane Haygert
dc.date.accessioned2015-05-27T12:22:27Z
dc.date.available2015-05-27T12:22:27Z
dc.date.issued2007-11-23
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/840
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.descriptionTítulo alterado para: As relações entre sujeito com necessidades especiais, família e sociedade
dc.description.abstractThis article seeks to discuss the role of the family and school in the inclusion of students with special needs, based on the concept that the family is constituted as the main institution responsible for the actions of his son. In addition school, the student, with the guidance of professionals and the family, may acquire professional competence and personal. The study is intended to problematize the importance of the family and society in the inclusion of students with special educational needs in mainstream education, to those interested in education as a right of everyone, without discrimination, which must be respected. Reflecting on inclusion requires analysis of specific situations, changing positions, trying to develop differentiated levels that may go beyond the information. Because, contrary to what is believed, all students are "different" and as such should be treated differently to fit their needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidadespor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleO papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiaispor
dc.title.alternativeRole of family and society in the inclusion of students with special needseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoEste artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ações do seu filho. Na inclusão escolar, o aluno, com a orientação dos profissionais e da família, poderá adquirir competência profissional e pessoal. O estudo tem o objetivo de problematizar a importância da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidade educacionais especiais no ensino regular, aos que se interessam pela educação como um direito de todos, sem discriminação, que precisa ser respeitado. Refletir sobre inclusão requer análise de situações concretas, mudando posturas, procurando desenvolver níveis diferenciados que possam ir além da informação. Pois, ao contrário do que se acreditava, todos os alunos são "diferentes" e como tais devem ter tratamento diferenciado para atender suas necessidades.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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