Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 358-377 of 571
-
Qual a melhor escolha: gêneros textuais na Internet ou da Internet?
(2010-11-06)Resumo: Dificilmente, nos dias de hoje, fala-se em mudanças e inovações no contexto educacional sem fazer menção ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa assertiva sustenta-se nas inúmeras tentativas ... -
Recursos e adaptações que auxiliam na inclusão digital da pessoa com deficiência
(2010-11-19)Buscando diminuir as barreiras que as pessoas com deficiência encontram ao fazer uso da informática, existem os recursos de Tecnologia Assistiva que facilitam as condições de acesso aos computadores e à rede mundial de ... -
Recursos educacionais abertos: possibilidades para o ensino de ciências
(2017-06-23)O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como os recursos educacionais abertos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Ciências sobre o tema Universo, para ... -
Recursos educacionais digitais acessíveis em libras
(2017-06-23)A realidade de grande parte dos sujeitos surdos que utilizam a LIBRAS como forma de comunicação e expressão demonstra a necessidade de materiais digitais disponíveis na sua própria língua. Desta forma, a presente pesquisa ... -
Recursos midiáticos na educação à distância em enfermagem: uma revisão narrativa da literatura
(2014-07-12)O presente estudo objetivou descrever os artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, Lilacs, Scielo e Bdenf que abordam à utilização de recursos midiáticos na educação à distância na área da ... -
Os recursos tecnológicos como uma ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem
(2009-09-30)Este trabalho analisa os aspectos significativos do uso dos recursos tecnológicos na educação. Em especial, destacam-se os aspectos relacionados ao papel da escola e do professor diante do uso da tecnologia como uma ... -
Os recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica
(2011-10-08)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os dados coletados para verificar em que medida o professor de língua estrangeira da educação básica e a escola acompanham as evoluções tecnológicas no âmbito ... -
Redes de Petri coloridas no auxílio à composição de equipes multidisciplinares
(2010)Este estudo visa encontrar subsídios em uma pesquisa que pauta redes de Petri, em específico as redes de Petri coloridas (RdPC), para auxiliar à composição de equipes multidisciplinares. Para formalizar a pesquisa ... -
Redesign de um objeto de aprendizagem acessível
(2017-08-04)A acessibilidade digital proporciona meios para o acesso a informações a pessoas com alguma limitação física ou mental. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo para redesenhar o objeto de aprendizagem acessível ... -
Refletindo sobre a afetividade na educação a distância
(2011-10-07)Este trabalho apresenta um estudo de caso feito em fóruns tira dúvidas e notícias, em quatro turmas da disciplina EAD 1042 do segundo semestre do “Curso de Pedagogia EaD” oferecido pelo Universidade Federal de Santa Maria. ... -
A relação do design instrucional e a evasão nos cursos de EAD
(2010-01-11)Esse trabalho se propôs a pesquisar e verificar, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre o design instrucional e a evasão dos alunos em cursos de ensino a distância - EAD - a partir de pesquisas sobre ensino a ... -
A relação educacional do professor das escolas estaduais do município de Agudo com as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação
(2009-09-30)Este trabalho objetiva investigar como o professor integra as tecnologias no contexto escolar, para isso realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização em Tecnologias da ... -
Relato de experiência da capacitação de técnicos administrativos e docentes para uso do Moodle na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
(2010-11-06)No presente trabalho é apresentado o relato de experiência da capacitação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), oferecido pelo Núcleo de Tecnologia ... -
A representação do universo feminino a partir do audiovisual como recurso didático
(2018-12-01)O presente estudo pretende apropriar-se dos recursos multimídia como ferramentas de trabalho para abordar a representação feminina. Assim, pretende promover reflexão sobre a sociedade e o universo feminino, tendo em vista ... -
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
(2017-08-18)Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ... -
Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, ... -
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
(2018-12-07)Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ... -
Sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas: na perspectiva dos professores
(2011-10-08)Este artigo relata a experiência realizada através de uma pesquisa de campo, com o objetivo de diagnosticar e proporcionar reflexões quanto ao uso das Tecnologias Assistivas, com professoras das salas de recursos ... -
Software Desmos como ferramenta de ensino e aprendizagem de derivadas
(2017-06-24)A presente pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, é exploratória e teve como público alvo 15 alunos da disciplina de Cálculo I, do curso de Agronomia, de uma instituição pública de ensino do RS. O objetivo desse ... -
Softwares educativos: os jogos como ferramentas de aprendizagem
(2010-11-05)O presente artigo reflete sobre uma experiência de construção de um ambiente educativo, tornando possível a integração das tecnologias em ambientes virtuais, fazendo ligação com as práticas pedagógicas de sala de aula, ...