Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 338-357 of 571
-
Produção e inclusão de materiais didáticos digitais nas aulas de Educação Física
(2010-11-19)O presente artigo é o resultado de uma investigação realizada a partir da produção e utilização de Materiais Didáticos Digitais nas aulas de Educação Física com o objetivo de verificar, na prática educacional, através da ... -
Produção textual no ensino médio por meio da rede social educacional Edmodo
(2014-07-11)Ensinar e aprender português requer muita leitura, atenção e dedicação tanto do professor quanto do aluno, por que ler e escrever nos dias atuais não é uma tarefa de fácil aceitação. Apesar de muitos benefícios, a mídia ... -
O professor de educação infantil e o uso de TICs em sala de aula
(2014-07-12)O presente estudo teve como objetivo identificar, com base em experiências práticas contextualizadas nos conhecimentos adquiridos por um grupo de professoras que atuam na educação Infantil de uma escola privada do município ... -
Professor e aluno frente aos desafios das tecnologias da educação
(2011-10-29)As Tecnologias da Informação e Comunicação há muito são utilizadas pela sociedade, sendo necessário à escola também integrá-las como recurso pedagógico. Tornando assim, o ensino mais dinâmico, onde o conhecimento ... -
O professor e o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula
(2011-10-21)Este artigo faz uma discussão a cerca de como deve ser trabalhado as Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. A partir de uma revisão bibliográfica, aborda-se o assunto e busca-se identificar como as ... -
Professores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma prática
(2009)O objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas ... -
Professores de Matemática e o preparo para o uso do computador em suas aulas
(2009)O presente trabalho tem como objetivo investigar se os professores de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Francisco Manoel”, localizada na cidade de Restinga Sêca, RS, estão preparados para usar o ... -
Professores e tecnologias: superando desafios para promover novas práticas pedagógicas
(2010-11-27)Este artigo faz um estudo sobre as mudanças causadas no contexto educacional em decorrência da inserção das tecnologias nas atividades desenvolvidas na escola. Objetiva-se desta forma analisar como ocorre este processo ... -
Professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais: conflitos, desafios e perspectivas
(2010-10-04)O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a inserção dos meios tecnológicos e seus usos nos espaços escolares a partir de uma abordagem histórico-comparativa, para que se possam evidenciar relações conflitivas ... -
O programa ensino médio inovador na perspectiva da educomunicação: estudo de caso da Escola Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa - RS
(2014-07-11)Este trabalho é resultante dos estudos realizados no Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, e tem por objetivo principal ... -
Projeto interdisciplinar desenvolvido na oitava série do ensino fundamental usando blog e jornal online
(2010)Este artigo relata uma pesquisa sobre a contribuição das mídias nas disciplinas de Ensino Religioso, História, Ciências e Português, sendo de suma importância, por ser um trabalho pioneiro na escola, e com a intenção de ... -
Projeto Lições do Rio Grande mediado por ambiente virtual de ensino aprendizagem
(2011)Neste artigo, pretendemos problematizar a formação continuada de professores da Educação Básica Estadual do Rio Grande do Sul no Projeto Lições do Rio Grande, o qual foi mediado por um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem ... -
Projeto província de São Pedro: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizado das escolas estaduais de Quarai - RS
(2017-06-23)Esta pesquisa teve a intensão de analisar se o uso do computador em sala de aula motiva o aprendizado dos alunos fazendo com que os mesmos adquiram habilidade e competência com uma evolução efetiva no aprendizado dos mesmos. ... -
Uma proposta com o whatsapp para o ensino de espanhol como língua estrangeira
(2018-12-07)Na área de ensino e aprendizagem de línguas, mostra-se importante, no momento, desenvolver diversos projetos pedagógicos que explorem os inúmeros benefícios que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno. Dentre ... -
Uma proposta de curso de espanhol instrumental através do moodle voltado a agentes penitenciários do Rio Grande do Sul
(2018-11-30)Os agentes penitenciários trabalham sob regimes que, geralmente, não os possibilitam participarem de cursos, necessários para o aperfeiçoamento profissional. Frente a esse empecilho, surgem as Tecnologias de Informação e ... -
Proposta de ferramenta para registro do mapeamento da inter-transdisciplinaridade em cursos superiores para subsidiar a abordagem de temas transversais
(2017-06-23)No ensino superior, são temas transversais obrigatórios, conhecimentos relacionados às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais. Relatos nesta área, ... -
Proposta de um modelo para criação de jogos educativos
(2018-12-01)Os jogos educacionais são uma nova ferramenta para abordar conteúdos no ambiente escolar. Atualmente eles são reconhecidos pelas novas gerações, e transformam o aluno em um personagem ativo em sala de aula. O principal ... -
Proposta didática com a Khan Academy
(2017-06-23)As ferramentas computacionais na educação atuam como incentivadoras da inclusão e das transformações coletivas, sendo imprescindíveis para a percepção de novos códigos, métodos e linguagens, instruindo os indivíduos para ... -
Uma proposta do uso da Wiki como diário da prática pedagógica
(2011-10-08)A ferramenta "diário de bordo" do Moodle UAB/UFSM, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender a expectativa de promover o diálogo ... -
Uma proposta metodológica para o estudo do triângulo retângulo nos anos iniciais
(2012-12-07)A referente pesquisa apresenta um estudo do uso de vídeo no ensino de matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, aplicado ao conteúdo de Triângulo Retângulo, relacionando-o com o meio ambiente, bem como com as vivências ...