Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1761-1780 of 4147
-
A integração das ferramentas tecnológicas como um novo paradigma educacional
(2019-03-08)O convívio com mudanças que afetam e modificam a rotina já é corriqueiro na vida moderna, o modo de comunicação entre as pessoas e a forma de se realizar tarefas do cotidiano. Umas dessas transformações que vieram para ... -
Saberes necessários à compreensão e implementação da Lei n⁰ 11.645 /08 no contexto da educação pública municipal de São Pedro do Sul
(2022-02-28)Esta pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa II: Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O tema dissertativo ... -
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
(2012-03-16)A questão sobre a possibilidade da atividade filosófica na escola uma instituição típica de nossa sociedade que carrega a responsabilidade de transmitir as formas de pensamento existentes em nossa cultura constitui ... -
Coro Mãe de Deus- Tupanciretã/RS: "É metade de minha vida, só quem canta sabe o que é, né?"
(2007-06-27)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa em Educação e Artes. Trata-se de um estudo de caso sobre o coro juvenil Mãe de ... -
As práticas escolares a partir do jornal Mundo jovem, 1978-1988
(2020-12-18)Este texto apresenta a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares, durante os anos finais da Ditadura Civil-militar brasileira (1978-1988). Com isso, o questionamento a ser respondido compreende: de que maneira ... -
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem como meio de integrar as tecnologias da informação e comunicação à prática pedagógica de professores na educação básica
(2017-10-20)Este estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como meio de integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à prática pedagógica de professores na ... -
A aprendizagem da criança com Síndrome de Down na educação infantil
(2009-06-30)O presente trabalho visa construir uma pesquisa direcionada para o contexto escolar de Educação Infantil referente à criança com Síndrome de Down. Buscar-se-á também um conhecimento sobre a Síndrome, através da investigação ... -
Políticas públicas de ações afirmativas na UFSM
(2012)A presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de reserva de vagas na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso foi feita uma pesquisa do tipo estudo de caso, na qual foram analisadas as informações ... -
Orientações socioeducativas na liberdade assistida: espaços em que projetos de vida acontecem?!
(2022-02-18)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
A gamificação como recurso didático
(2017-08-18)Com a evolução dos recursos tecnológicos, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, que forneçam ao professor recursos indispensáveis à prática docente e à construção do conhecimento ... -
Itinerâncias e trânsitos no Colégio Militar de Santa Maria (RS): sobre experiências com diários visuais e/ou textuais
(2019-08-08)Esta tese aborda um fenômeno constituinte de um sistema de ensino singular no Brasil: as itinerâncias e os trânsitos de estudantes do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). A questão de pesquisa delineou-se ... -
Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
(2022-09-16)Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas ... -
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora
(2018-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. ... -
O projeto político-pedagógico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos - RS e a educação popular: uma proposta
(2018-06-29)No presente trabalho realiza-se uma discussão teórica em torno do Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar e Educação Popular. A partir desta perspectiva analisa-se as influências do Neoliberalismo sobre a legislação, ... -
Leitura-escrita colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede no ensino médio politécnico
(2015-10-19)Investigamos as possibilidades e limites da leitura-escrita colaborativa mediada por AVEA no Ensino Médio Politécnico. Para isso, desenvolvemos um trabalho de pesquisa-ação colaborativamente com professoras pesquisadoras ... -
O patrimônio histórico da Vila Belga-SM/RS o design e a educação não-formal como possibilidades para uma cidade educadora: um estudo de caso
(2006-03-28)Este estudo insere-se na linha de pesquisa de "Educação e Artes" vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O presente trabalho trata do estudo ... -
A química no ensino médio através da temática solo
(2018-08-17)Diferentes fóruns, simpósios entre outros eventos destacam que os países devem assumir os seus compromissos para o cuidar do nosso planeta e assim amenizar ou extinguir atitudes que estão reduzindo a qualidade da natureza. ... -
Formação continuada para professores de Biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2017-12)Após a formação inicial, os docentes se deparam com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus componentes curriculares. Desta forma, os cursos de formação continuada ajudam a suprir parte dessa ... -
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
(2016-04-11)A sociedade contemporânea é movida pelas tecnologias de informação e comunicação, e a escola de hoje deve acompanhar o processo de modernização que estamos construindo todos os dias. Temos várias manifestações ... -
O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem
(2004-12-20)Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...