Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-16Primeiro membro da banca
Nascimento, Wanderson Flor do
Segundo membro da banca
Ceppas, Filipe
Terceiro membro da banca
Oliveira, Valeska Fortes de
Quarto membro da banca
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas consequências educacionais e pedagógicas. Assim, o ensino da filosofia africana e afro-brasileira no discurso do ensino da filosofia emerge como uma oportunidade para nos reavermos com parte de nossa cultura que insistimos em negar. Deste modo, saberes antes marginalizados por uma postura eurocentrada, a partir de uma perspectiva filosófica africana e afro-brasileira, são alçados à condição de saberes transgressivos e insubordinados. Transgredir, transgredir-se e insubordinar-se no âmbito educacional, filosófico e pedagógico implica uma questão de experiência. É sob esse viés que foi desenvolvida essa pesquisa de tese, pertencente à Linha Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo dessa pesquisa foi descrever os enunciados acerca dos saberes africanos e afro-brasileiros e a posição de sujeito do/a professor/a no discurso do ensino da filosofia escolar nas produções acadêmicas. A hipótese desenvolvida configurou-se do seguinte modo: o discurso que circula nos livros/revistas/dissertações do Mestrado Profissional em Filosofia e a Lei no 10.639 de 2003, que tematiza a filosofia africana e afro-brasileira e seu ensino, convoca o/a professor(a) de filosofia a assumir uma posição de sujeito da experiência antropofágica, para além do posicionamento de(a) professor(a) como sujeito do conhecimento. A materialidade utilizada nessa pesquisa constituiu-se de: livros, revistas, resenhas, coletâneas, dissertações que tematizaram a filosofia africana e afro-brasileira, legislação e textos das políticas públicas educacionais que buscaram/buscam orientar e subsidiar a educação para as relações étnico-raciais no país. A analítica realizada com a materialidade inspirou-se em alguns conceitos da arqueogenealogia foucaultiana – prática discursiva, sujeito, discurso e enunciado – assim como no conceito de experiência em Walter Benjamin. Como resultado apontamos a pertinência da discussão desenvolvida, na medida em que o discurso do ensino da filosofia encontra-se em um registro dominado por uma perspectiva eurocêntrica. Deste modo, as perspectivas filosóficas africanas e afro-brasileiras discutidas nessa pesquisa emergem como possibilidade de nos relacionarmos de modo diferente com a educação, com a filosofia e com seu ensino. Um modo diferente que diz de uma ética, de uma poética e de uma política que se relacionam ao saber e sua produção.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A base nacional comum curricular do ensino médio: implicações para o ensino da filosofia
Bugs, Jonathan Dalla Vechia (2021-09-10)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: ... -
Estágio curricular supervisonado em filosofia e suas dobras: uma genealogia da formação filosófica na UFSM
Ribas, Jéssica Erd (2019-07-17)A presente dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa, a saber, Políticas Públicas Educacionais, ... -
Biopolítica e formação: vida, exceção e profanação na educação
Azevedo, Mauricio Cristiano de (2017-09-05)Este trabalho de análise bibliográfica apresenta o debate sobre biopolítica em seu estágio atual e estabelece linhas de desenvolvimento de suas implicações, pensadas em termos educacionais, considerando, em especial, a ...