Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 316
-
A afetividade na formação de professores universitários, em Licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito
(2015-08-17)Esta pesquisa visa a compreender, a partir do diálogo entre o Direito e a Educação, a repercussão da afetividade na formação de professores universitários, em licenciaturas. Este estudo tem como base epistemológica os ... -
Agora é samba! Saberes afro-passistagógicos de mulheres gaúchas
(2022-06-24)O presente estudo foi realizado durante os anos de 2018 a 2022 com Passistas Negras Gaúchas, buscando compreender como ocorrem as suas Pedagogias em dança, as quais são denominadas nesta pesquisa de Passistagogias. Para a ... -
Alfabetização de jovens e adultos e a consciência fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores
(2015-02-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Como objetivo geral, buscamos compreender as ... -
Almanach da aventura da formação de um desenhista professor
(2016-04-20)Esta é uma pesquisa autobiográca e experiencial por narrativas em forma de efemérides de um almanaque onde empreendi na aventura de movimentar-me por experiências fragmentadas, desconexas e variadas para descobrir quais ... -
Altas habilidades/superdotação e acadêmicos idosos: o direito à identificação
(2016-02-12)Esta tese está vinculada ao curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A relevância e ... -
Altas habilidades/superdotação na educação superior: contextos das universidades federais do Rio Grande do Sul
(2022-06-30)Esta pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e versa sobre a inclusão de acadêmicos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. A ... -
Altas habilidades/superdotação no curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta/RS
(2013-05-27)O objetivo geral desta tese de doutoramento foi conhecer os indicadores de altas habilidades/superdotação em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, RS. A instituição de ensino superior conta ... -
O ambiente de potencial formação (APF) como mediação para a acessibilidade de estudantes com deficiência na educação superior a distância
(2021-01-22)A presente pesquisa de Doutorado foi realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN), que se insere na Linha de Pesquisa 3 - Educação Especial, Inclusão e Diferença, do ... -
“Andarilhando pelas narrativas (auto)biográficas”: processos formativos de pesquisadoras em educação – Clio
(2020-12-10)A presente Tese foi gerada pelo interesse em torno da investigação sobre: Em que medida o processo de Doutorado em Educação é significado nas práticas educativas de doutoras e doutorandas do Núcleo de Estudos sobre Memória ... -
Antropofagia cultural brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições ecologistas e interculturais para a formação de professores(as)
(2013-05-09)A presente pesquisa que trago como Tese de Doutoramento em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
(2018-06-08)Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação ... -
Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
(2022-09-16)Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas ... -
A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio integrado
(2014-04-23)Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como foco a aprendizagem da ... -
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
Aprendizagem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência com a infância
(2017-12-05)Esta pesquisa de doutorado insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Referenciado na ... -
Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura
(2017-09-13)Esta tese insere-se na linha de pesquisa de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e apresenta como temática de pesquisa a aprendizagem ... -
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais
(2016-03-29)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em âmbito de doutoramento. A partir de fios ... -
A aprendizagem docente e a inclusão de Cotistas B em novos contextos na universidade
(2016-08-12)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação caracteriza-se como narrativa ... -
Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de ciências biológicas, exatas e da terra
(2017-08-29)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculado a uma pesquisa maior ... -
Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do B-Learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias
(2019-08-15)Esta investigação científica foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, do curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade ...