Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 207-226 of 312
-
Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar
(2021-07-30)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces e, insere-se ... -
A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática
(2017-08-24)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, ... -
Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS
(2015-12-14)Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) ... -
Outras pedagogias, outras subjetividades: do dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferenças
(2017-03-24)A questão das diferenças compõe um discurso pedagógico que mobiliza as escolas para que a introduzam em seus referenciais político-pedagógicos, a fim de que se tornem inclusivas. Com a entrada da ‘alteridade deficiente’ ... -
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
(2022-10-07)A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade ... -
O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas
(2022-12-16)Esta pesquisa insere-se na linha Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da investigação ... -
Para onde vai a voz que ainda ecoa em nós? A dialética alienação/transformação no trabalho dos professores
(2013-04-26)Este estudo pretende realizar uma síntese dialética sobre as características que se fazem presentes no trabalho dos professores que, oriundos dos movimentos sociais da categoria, e ou dos sindicatos, passam a trabalhar na ... -
Para uma crítica da educação e por uma compreensão da violência
(2022-12-13)A presente tese busca contribuir para uma crítica da educação compreendendo a violência como parte da mesma e como fenômeno social. Essa crítica tem como fio condutor os estudos de Walter Benjamin, onde este, propõe a ... -
Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
(2022-03-03)Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está ... -
Pedagogia específica de orientação de estágio: uma investigação narrativa
(2017-10-11)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e está ... -
Pelo caminho do amar: Imaginando outros mundos na Educação Infantil a partir de Humberto Maturana e Ximena Dávila
(2019-07-30)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Nela parto do ... -
Pelos bosques da formação: o professor de espanhol como mediador intercultural na perspectiva da biologia do amor
(2018-08-23)Esta tese de doutorado, ligada ao “Programa de Pós-Graduação em Educação, a “Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da “Universidade Federal de Santa Maria” (PPGE/UFSM), tem como tema norteador ... -
Pensamento complexo como via de pensar o protagonismo docente em memoriais acadêmicos de professores formadores
(2023-07-20)Tese produzida no curso de Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa 1 “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande ... -
Percepções na docência em Educação Física: a formação do ser professor a partir de Merlau-Ponty
(2019-08-26)Esta pesquisa se direciona em compreender a percepção que os professores possuem de sua formação em Educação Física acerca do exercício da docência. Para tanto, utilizaremos como base de sustentação teórica os fundamentos ... -
Percursos, fragmentos e encontros: singularidades na docência
(2014-12-16)Esta tese aborda os percursos e encontros que tenho tido na docência. Parte da compreensão da subjetividade produzida a partir de múltiplos componentes heterogêneos, da experiência social e seus percursos singulares. Hoje, ... -
Performance docente na (co)autoria de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior: atos éticos e estéticos
(2017-12-01)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são composições éticas e estéticas que alicerçam a educação aberta ao democratizarem acesso ao conhecimento, considerarem a pluralidade de ideias e contextos educacionais por meio da ... -
Performance pedagógica dos tutores da UAB/UFSM: princípios para um processo ensino-aprendizagem criativo
(2018-12-04)A Performance Pedagógica dos Tutores (PPT) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi o tema principal desta pesquisa, situado na grande área Educação. A Educação a Distância ... -
Performances juvenis nas redes sociais: o online como entrelugar de encontro
(2021-09-08)A presente tese deriva de um processo de pesquisa que envolveu os jovens e as performances nas redes sociais, abordando seus desdobramentos. A performance, entendida através da perspectiva de acontecimento, enquanto ação, ... -
Perspectivas para educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à intervenção assistida por animais em ambiente escolar
(2022-08-26)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa aborda a Intervenção ... -
Perspectivas sobre a eficiência da formação continuada de professores de escolas multisseriadas rurais
(2023-03-24)Esta pesquisa de tese, vinculada à Linha de Pesquisa: LP 1 – Formação, Saberes, e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, emerge da necessidade de se haver um estudo que possa vislumbrar ...