Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação
Submissões recentes
-
Reificação ou reconhecimento? Um diálogo entre educação e opinião pública sobre a violência
(2024-10-01)A tese intitulada Reificação ou Reconhecimento? Um diálogo entre educação e opinião pública sobre a violência é apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
O estágio supervisionado como espaço formativo do professor que ensina matemática
(2023-08-22)Esta pesquisa situa-se no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat), com preocupações voltadas à formação de professores, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha ... -
Trajetórias reveladas: as memórias formativas e a identidade do professor de História
(2024-08-01)A presente Tese, parte da Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Núcleo de ... -
Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
(2023-12-14)A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos ... -
Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em administração do IFFAR
(2024-04-10)O presente relatório de tese teve origem no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas e se insere na Linha de Pesquisa 2 (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
Mandalas de movimentos emergentes na educação do campo em áreas de assentamento do MST na região sul do Brasil
(2023-09-28)Esta tese de doutorado em Educação, desenvolvida junto à linha de Pesquisa(LP2)“Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
A voz das crianças e suas professoras: concepções de criança, infâncias e práticas pedagógicas nos contextos da educação infantil
(2024-05-29)Essa tese está vinculada à Linha de Pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Sobre atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM
(2017-06-30)Esta tese buscou percorrer caminhos que nos levam a pensar sobre as potencialidades relativas às nossas experiências pedagógicas quando trabalhamos com visualidades. Visualidades estas que englobam imagens e sujeitos no ... -
História de vida de uma educadora artífice nas ambiências da educação superior: saberes e fazeres na construção profissional pedagógica
(2024-07-11)No contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Educação especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
(2023-12-15)Alicerçada na premissa da educação como um direito universal e em defesa da articulação entre a educação geral e educação especial como alternativa qualificadora dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os ... -
Encruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RS
(2023-12-27)O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas ... -
[Des]emaranhando a docência entre infância[s], escola e inventividade
(2024-03-08)Este ensaio-tese é uma aposta na docência, pode-se estender a qualquer docência, mas em especial à docência para/com as infâncias. Problematizando à docência, procurei pensar uma tese a partir das perguntas: Como pensar à ... -
Os processos de travessia-transição da educação infantil ao ensino fundamental: desafios e perspectivas na auto(trans)formação permanente com professoras
(2023-12-11)Esta Tese-auto(trans)formação de Doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constitui-se como possibilidade ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
Recursos educacionais abertos no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: o pensar crítico-reflexivo no exercício da gestão do cuidado
(2024-03-07)A integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA), no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem, se exprime como possibilidade de auxiliar o contexto de formação, estimulando/fomentando o desenvolvimento ... -
Aprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)
(2024-01-23)Esta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, tem como temática de Pesquisa ... -
O professor/gestor universitário de instituição pública federal: fazeres e saberes implicados nas arquitetônicas docentes
(2023-12-18)Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa narrativa sociocultural. A temática foco é a atividade docente, gestão universitária, arquitetônicas do professor/gestor em contextos emergentes na/da educação superior brasileira. ... -
Escola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistência
(2023-12-19)Esta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, ... -
Interfaces e contextos emergentes na inserção social de mestrados profissionais da área da educação
(2024-04-24)Esta tese foi produzida no âmbito do curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em interlocução com o Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
(2023-12-15)A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo ...