Perspectivas para educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à intervenção assistida por animais em ambiente escolar
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Data
2022-08-26Primeiro membro da banca
Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia
Segundo membro da banca
Rosa, Geraldo Antonio da
Terceiro membro da banca
Azevedo, Maurício Cristiano de
Quarto membro da banca
Possa, Leandra Bôer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa aborda a Intervenção Assistida por Animais (IAA) em ambiente escolar como uma perspectiva possível, capaz de contribuir para uma educação contra a barbárie. Dessa forma, nos questionamos se a IAA em ambiente escolar pode ser uma referência para a criação de processos educativos que perspectivam a educação contra a barbárie. Percorremos a questão através do olhar crítico-filosófico estabelecendo um eixo teórico por meio das contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial nas contribuições de Adorno e Horkeimer na obra Dialética do Esclarecimento. No que tange a IAA realizamos uma entrevista com especialista, bem como utilizamos a literatura científica apropriada para o estudo e documentos norteadores da área. Portanto, nosso objetivo centra-se em fundamentar a IAA em um marco teórico de caráter filosófico e humano e promover debates com bases nos documentos consultados para propor aperfeiçoamentos. Identificamos a necessidade da conscientização da atenção ao bem-estar de todos os envolvidos em um programa de IAA em ambiente escolar e discutimos a IAA como adjuvante à educação contra a barbárie. Direcionamos o olhar à compreensão didática do papel do cão na IAA, na qual cunhamos o termo recurso incremental. A abordagem utilizada para o estudo segue a perspectiva da pesquisa qualitativa, com eixo teórico nas contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, especialmente na compreensão de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Como instrumentos foram utilizados a análise bibliográfica e a entrevista semiestruturada com especialista para geração de dados. Os capítulos têm como pressuposto a garantia da One Health (saúde-única) e One Welfare (bem-estar único), dois conceitos caros à IAA e considerados pilares das boas práticas na Intervenção Assistida por Animais. Ainda, com a intenção de colaborar para a conscientização acerca da introdução de cães em ambiente escolar em programas de IAA foi proposto um protocolo elaborado a partir da experiência da entrevistada e da pesquisadora. Portanto, consideramos possível a percepção das Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) como perspectiva contra a barbárie e valemo-nos da alegoria Alethéia para sua contextualização.
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