Mostrar registro simples

dc.creatorMunhoz, Fabiane Bortoluzzi Angelo
dc.date.accessioned2023-05-29T13:49:02Z
dc.date.available2023-05-29T13:49:02Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29233
dc.description.abstractThis thesis is part of the Line 1 Research – Teaching, Knowledge and Professional Development, of the Education Graduate Program (PPGE), at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The research addresses Animal Assisted Intervention (AAI) in the school environment as a possible perspective capable of contributing to education against barbarism. The approach used for the study follows the perspective of qualitative research, with a theoretical axis in the contributions of the Frankfurt School Critical Theory, especially in the understanding of Theodor Adorno and Max Horkheimer. The study is philosophically based on the diagnosis of the times made by Adorno and Horkheimer in the work "Dialectics of Enlightenment" with the education against barbarism as the horizon. The instruments used were the literature review and the semi-structured interviews with specialists to generate data. The chapters presuppose the guarantee of One Health and One Welfare, two dear concepts to the AAI and considered pillars of good practices in Animal Assisted Intervention (AAI). Initially, we launched a critical philosophical look in order to discuss the main issue that motivated our study, which centers on two aspects: the awareness of the necessary attention to the well-being of all those involved in an AAI program in the school environment and the didactic comprehension of the dog's role in AAI, which we propose as an incremental resource, as it is a thesis in the Educational field, an intellectual space conducive to proposals for comprehending the identified gaps. Still, with the intention of collaborating to raise awareness about the introduction of dogs in the school environment in AAI programs, a protocol elaborated from the experience of the interviewee and the researcher was proposed. Therefore, we consider to be possible the perception of Animal Assisted Interventions (IAAs) as a perspective against barbarism, and we use the allegory Aletheia for its contextualization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Assistida por Animais (EAA)por
dc.subjectIntervenção Assistida por Animais (IAA)por
dc.subjectProgramas de IAA na escolapor
dc.subjectAlethéiapor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectAnimal Assisted Education (AAE)eng
dc.subjectAnimal Assisted Intervention (IAA)eng
dc.subjectAAI programs at schooleng
dc.subjectAlethéiaeng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.titlePerspectivas para educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à intervenção assistida por animais em ambiente escolarpor
dc.title.alternativePerspectives for education against barbarism: a philosophical critical look at animal-assisted intervention in the school environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta tese insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa aborda a Intervenção Assistida por Animais (IAA) em ambiente escolar como uma perspectiva possível, capaz de contribuir para uma educação contra a barbárie. Dessa forma, nos questionamos se a IAA em ambiente escolar pode ser uma referência para a criação de processos educativos que perspectivam a educação contra a barbárie. Percorremos a questão através do olhar crítico-filosófico estabelecendo um eixo teórico por meio das contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial nas contribuições de Adorno e Horkeimer na obra Dialética do Esclarecimento. No que tange a IAA realizamos uma entrevista com especialista, bem como utilizamos a literatura científica apropriada para o estudo e documentos norteadores da área. Portanto, nosso objetivo centra-se em fundamentar a IAA em um marco teórico de caráter filosófico e humano e promover debates com bases nos documentos consultados para propor aperfeiçoamentos. Identificamos a necessidade da conscientização da atenção ao bem-estar de todos os envolvidos em um programa de IAA em ambiente escolar e discutimos a IAA como adjuvante à educação contra a barbárie. Direcionamos o olhar à compreensão didática do papel do cão na IAA, na qual cunhamos o termo recurso incremental. A abordagem utilizada para o estudo segue a perspectiva da pesquisa qualitativa, com eixo teórico nas contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, especialmente na compreensão de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Como instrumentos foram utilizados a análise bibliográfica e a entrevista semiestruturada com especialista para geração de dados. Os capítulos têm como pressuposto a garantia da One Health (saúde-única) e One Welfare (bem-estar único), dois conceitos caros à IAA e considerados pilares das boas práticas na Intervenção Assistida por Animais. Ainda, com a intenção de colaborar para a conscientização acerca da introdução de cães em ambiente escolar em programas de IAA foi proposto um protocolo elaborado a partir da experiência da entrevistada e da pesquisadora. Portanto, consideramos possível a percepção das Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) como perspectiva contra a barbárie e valemo-nos da alegoria Alethéia para sua contextualização.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia
dc.contributor.referee2Rosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.referee3Azevedo, Maurício Cristiano de
dc.contributor.referee4Possa, Leandra Bôer
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966036911332858por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International