Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 276-295 of 312
-
Saber da não violência na formação docente: processos autocompositvos como mediação às violências no contexto escolar
(2020-08-21)A violência é um fenômeno que deve ser compreendido a partir de condicionantes das mais diversas ordens, entre elas culturais, econômicas, políticas e psicossociais. A violência em âmbito escolar é um tema emergente na ... -
“Se eu aprender, não vou ser um carro atolado no lugar”: trajetórias escolares de jovens no percurso para a EJA
(2021-12-10)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas ... -
Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em administração do IFFAR
(2024-04-10)O presente relatório de tese teve origem no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas e se insere na Linha de Pesquisa 2 (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
Os sentidos da experiência escolar para jovens do ensino médio: um estudo em três escolas na cidade de Caxias do Sul/RS
(2013-03-07)A presente tese se insere na temática Cultura Juvenil e Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria- ... -
Ser artista professor: tramas, imaginários e poéticas em jogo nos espaços de atuação-formação
(2018-09-11)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Ser formador e ser professor sem álibis: o processo formativo de professores de língua inglesa
(2014-03-31)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação buscamos compreender como ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Sistema municipal de ensino: arena de confluências, rupturas e desafios na democratização da educação
(2012-08-24)Na construção das políticas públicas educacionais tanto os processos de manutenção quanto os de transformação social sofrerão influências diretas, por um lado, das propostas políticas e ideológicas que emanam dos partidos ... -
Sistema nacional de avaliação da educação superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM
(2018-12-13)Essa tese sustenta-se na análise de políticas educacionais, particularmente na política de avaliação da Educação Superior que se desenvolve desde 2004 no Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ... -
Sobre atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM
(2017-06-30)Esta tese buscou percorrer caminhos que nos levam a pensar sobre as potencialidades relativas às nossas experiências pedagógicas quando trabalhamos com visualidades. Visualidades estas que englobam imagens e sujeitos no ... -
Sobre ensino e aprendizagem de números negativos: o que apontam as pesquisas
(2023-06-23)Esta tese de doutorado é produto de uma pesquisa que foi desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa ... -
Sujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolares
(2023-09-01)Esta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial ... -
Sustentabilidade e inclusão: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
(2018-11-23)Vários documentos e orientações ressaltam a sustentabilidade, articulada à inclusão, como garantia de desenvolvimento da população e do país. Esta tese, desenvolvida junto à Linha de Pesquisa em Educação Especial, propõe ... -
Teares formativos: teceduras entre marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de pedagogia/UFSM
(2013-11-29)A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em nível de Doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Articula dois pressupostos ... -
Tecendo histórias... entrelaçando narrativas: tecituras que constroem a docência de professores bacharéis
(2018-07-30)Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresentou como objetivo geral compreender ... -
Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas
(2014-06-24)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
(2021-04-09)Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas ... -
O tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2015-01-16)Este estudo versa sobre o tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS. Objetiva analisar e compreender os tempos docentes na atual configuração do mundo do trabalho e das reformas ... -
Tempo de trabalho e trabalho no tempo: a dialética das (des)integrações no trabalho pedagógico de pedagogos(as) no Instituto Federal Farroupilha
(2021-05-12)Este estudo faz parte das pesquisas realizadas pelo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se estudar dialeticamente os ... -
Territórios docentes: as significações sociais imaginárias no contexto de projetos de educação do campo
(2014-12-19)A pesquisa potencializou a realização de um trabalho com professores rurais/do campo , perspectiva na qual se fortalece a Educação do Campo, tema e objeto desta pesquisa. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento ...