Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 132-151 of 312
-
Facce: um framework para avaliar a carga cognitiva na educação
(2021-12-15)Com o grande avanço da tecnologia para a educação, há de se considerar a maneira como ocorre a oferta do conhecimento nas esferas digitais e a sua interferência na aprendizagem do estudante, uma vez que apenas transpor os ... -
Fazendo a diferença.histórias de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: tecendo a vida em (trans)formação: o diário de bordo em escrituras de si e do outro
(2016-06-14)A tese aqui elaborada, é o resultado de uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa desenvolvida em relações de aprendizagens, de 2013 a 2015. Por se tratar de uma pesquisa com o método (auto)biográfico, seu tempo ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação
(2016-04-11)Leitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a ... -
A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960-2018)
(2023-09-04)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu ... -
A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas
(2017-11-20)Esta pesquisa se situa no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat, com preocupações voltadas à formação de professores que ensinam matemática, em consonância com a Linha de Pesquisa Formação, ... -
Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo
(2021-09-08)Essa pesquisa de doutorado se insere na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Apresenta como objetivo geral ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia
(2019-07-10)As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos ... -
Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
(2022-12-16)Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como as competências são ... -
Formação de sistema educacional: montanha-russa discursiva, fuga de sentidos
(2016-07-01)Os gestos de interpretação, presentes nesta pesquisa, partem da Análise de Discurso da Escola Francesa (AD) como artefato teórico para a produção dos dados. Mediante o objetivo de analisar como a relação entre as políticas ... -
A formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
(2023-09-01)Esta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
(2022-08-02)Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na ... -
Formação e violência como fragmentos de memórias da docência
(2019-12-16)O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de ... -
Formação em Educação Especial na UFSM: estratégias e modos de constituir-se professor
(2013-04-03)Esta Tese busca, a partir dos estudos foucautianos e operando com noções de sujeito, discurso e subjetivação, empreender uma análise sobre os processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação ... -
Formação permanente de professores: criticidade e reflexividade na perspectiva das ruralidades como espaços conectivos
(2021-03-26)A Educação do Campo tem sido um desafio para gestores e professores, pois a escola, como espaço de transformação, exig e uma posição teórico prática e política para ser compreendida enquanto projeto educativo. É preciso ... -
Formação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusiva
(2020-12-21)Este estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Formação repertório e imaginários de docência: gênero e interseccionalidades em um curso de Licenciatura em Química
(2022-12-15)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo desenvolvida no Doutorado em Educação, na linha de pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada
(2022-07-22)Na presente Tese, “As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Doutorado, do Centro de Educação (CE), da Universidade ... -
Uma genealogia da formação inicial de professores de Química no Brasil
(2020-03-20)Esta tese investiga as forças que concorrem para o aparecimento da Formação Inicial de professores de Química no Brasil, inscrevendo-se na linha de pesquisa ‘Docência, Saberes e Formação profissional’, do Programa de ...