A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
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Data
2022-08-02Primeiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Maders, Sandra
Terceiro membro da banca
Pasini, Carlos Giovani Delevati
Quarto membro da banca
Carvalho, Elvio de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas
enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e
adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na escola ou na própria
família. Este projeto para a Tese de Doutoramento foi pautado na Linha de Formação
Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional - LP1 - PPGE - UFSM), voltado à Formação de
Professores(as), pois entendo que a atividade docente deve ser revisada para que se
possa construir ou aperfeiçoar o caminho pedagógico. Julgo que uma pesquisa como
esta contribuirá para que os educadores possam refletir a partir do posicionamento
social da atualidade e ter um novo olhar sobre seus próprios educandos(as). Esta é,
portanto, uma reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos das Crianças e dos
Adolescentes, analisando essa representação para a sociedade do interior do RS por
meio da preservação da paz e a propagação da “Não-violência”.
Também há uma investigação a respeito dos pressupostos da interculturalidade e da
sua influência para as interações pedagógicas contemporâneas, tendo como
referência teórica o trabalho do escritor e pesquisador Humberto Maturana
(MATURANA, 2011), com base em seu estudo sobre a Biologia do Amor.
De posse de tais reflexões, pesquisei sobre as diferenças culturais para diminuir a
desigualdade, contribuindo para a formação de professores(as) cada vez mais
humanizadores(as). Assim, busquei atuar para melhor direcionar o agir docente, tendo
em vista que os professores(as) são os detentores(as) de uma função-chave nesse
campo social. A influência de tais achados e suas análises, por certo deverão
contribuir para as novas imagens docentes e à formação contínua de professores(as),
com perspectiva intercultural e de respeito ao cidadão.
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