Mostrar registro simples

dc.creatorLemes, João Loredi
dc.date.accessioned2022-11-11T13:37:55Z
dc.date.available2022-11-11T13:37:55Z
dc.date.issued2022-08-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26840
dc.description.abstractThis Doctoral thesis work is a study about the biggest problems faced by Educators, who come from the involvement with children and adolescents who suffer abuse, whether in society, at school or in their own family. This project, based on the Line of Teaching Training, Knowledge, and Professional Development (Training, Knowledge and Professional Development - LP1 - PPGE - UFSM), is aimed for Teacher Training because I understand that the teaching activity must be reviewed to build or improve the pedagogical path. I believe that a research like this will help educators to reflect on the current social position and have a new view about their own students. This is, therefore, a critical reflection on the Human Rights of Children and Adolescents, analyzing this representation for the society of the interior of RS through the preservation of peace and the propagation of "Non-Violence". There is also an investigation regarding the assumptions of interculturality and its influence on contemporary pedagogical interactions, having as theoretical reference the work of the writer and researcher Humberto Maturana (MATURANA, 2011), based on his study on the Biology of Love. In possession of such reflections, I research on cultural differences to reduce inequality, contributing to the formation of increasingly humanizing teachers. Thus, I sought to act to better direct the teaching action, considering that teachers are the holders of a key role in this social field. The influence of such findings and their analysis will certainly contribute to the new teaching images and the continuous training of teachers, with an intercultural perspective and respect for the citizen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCriança e adolescentepor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectNão-violênciapor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectChildren and adolescentseng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectNon-violenceeng
dc.subjectIntercultural educationeng
dc.titleA formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violênciapor
dc.title.alternativeTeacher’s training and the human rights of the children and adolescents: an intercultural research on non violenceeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na escola ou na própria família. Este projeto para a Tese de Doutoramento foi pautado na Linha de Formação Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional - LP1 - PPGE - UFSM), voltado à Formação de Professores(as), pois entendo que a atividade docente deve ser revisada para que se possa construir ou aperfeiçoar o caminho pedagógico. Julgo que uma pesquisa como esta contribuirá para que os educadores possam refletir a partir do posicionamento social da atualidade e ter um novo olhar sobre seus próprios educandos(as). Esta é, portanto, uma reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes, analisando essa representação para a sociedade do interior do RS por meio da preservação da paz e a propagação da “Não-violência”. Também há uma investigação a respeito dos pressupostos da interculturalidade e da sua influência para as interações pedagógicas contemporâneas, tendo como referência teórica o trabalho do escritor e pesquisador Humberto Maturana (MATURANA, 2011), com base em seu estudo sobre a Biologia do Amor. De posse de tais reflexões, pesquisei sobre as diferenças culturais para diminuir a desigualdade, contribuindo para a formação de professores(as) cada vez mais humanizadores(as). Assim, busquei atuar para melhor direcionar o agir docente, tendo em vista que os professores(as) são os detentores(as) de uma função-chave nesse campo social. A influência de tais achados e suas análises, por certo deverão contribuir para as novas imagens docentes e à formação contínua de professores(as), com perspectiva intercultural e de respeito ao cidadão.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee2Maders, Sandra
dc.contributor.referee3Pasini, Carlos Giovani Delevati
dc.contributor.referee4Carvalho, Elvio de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519199718053875por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International