dc.creator | Lemes, João Loredi | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T13:37:55Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T13:37:55Z | |
dc.date.issued | 2022-08-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26840 | |
dc.description.abstract | This Doctoral thesis work is a study about the biggest problems faced by Educators,
who come from the involvement with children and adolescents who suffer abuse,
whether in society, at school or in their own family. This project, based on the Line of
Teaching Training, Knowledge, and Professional Development (Training, Knowledge
and Professional Development - LP1 - PPGE - UFSM), is aimed for Teacher Training
because I understand that the teaching activity must be reviewed to build or improve
the pedagogical path. I believe that a research like this will help educators to reflect on
the current social position and have a new view about their own students.
This is, therefore, a critical reflection on the Human Rights of Children and
Adolescents, analyzing this representation for the society of the interior of RS through
the preservation of peace and the propagation of "Non-Violence".
There is also an investigation regarding the assumptions of interculturality and its
influence on contemporary pedagogical interactions, having as theoretical reference
the work of the writer and researcher Humberto Maturana (MATURANA, 2011), based
on his study on the Biology of Love. In possession of such reflections, I research on
cultural differences to reduce inequality, contributing to the formation of increasingly
humanizing teachers. Thus, I sought to act to better direct the teaching action,
considering that teachers are the holders of a key role in this social field. The influence
of such findings and their analysis will certainly contribute to the new teaching images
and the continuous training of teachers, with an intercultural perspective and respect
for the citizen. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Criança e adolescente | por |
dc.subject | Direitos humanos | por |
dc.subject | Não-violência | por |
dc.subject | Educação intercultural | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Children and adolescents | eng |
dc.subject | Human rights | eng |
dc.subject | Non-violence | eng |
dc.subject | Intercultural education | eng |
dc.title | A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência | por |
dc.title.alternative | Teacher’s training and the human rights of the children and adolescents: an intercultural research on non violence | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas
enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e
adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na escola ou na própria
família. Este projeto para a Tese de Doutoramento foi pautado na Linha de Formação
Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional - LP1 - PPGE - UFSM), voltado à Formação de
Professores(as), pois entendo que a atividade docente deve ser revisada para que se
possa construir ou aperfeiçoar o caminho pedagógico. Julgo que uma pesquisa como
esta contribuirá para que os educadores possam refletir a partir do posicionamento
social da atualidade e ter um novo olhar sobre seus próprios educandos(as). Esta é,
portanto, uma reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos das Crianças e dos
Adolescentes, analisando essa representação para a sociedade do interior do RS por
meio da preservação da paz e a propagação da “Não-violência”.
Também há uma investigação a respeito dos pressupostos da interculturalidade e da
sua influência para as interações pedagógicas contemporâneas, tendo como
referência teórica o trabalho do escritor e pesquisador Humberto Maturana
(MATURANA, 2011), com base em seu estudo sobre a Biologia do Amor.
De posse de tais reflexões, pesquisei sobre as diferenças culturais para diminuir a
desigualdade, contribuindo para a formação de professores(as) cada vez mais
humanizadores(as). Assim, busquei atuar para melhor direcionar o agir docente, tendo
em vista que os professores(as) são os detentores(as) de uma função-chave nesse
campo social. A influência de tais achados e suas análises, por certo deverão
contribuir para as novas imagens docentes e à formação contínua de professores(as),
com perspectiva intercultural e de respeito ao cidadão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 | por |
dc.contributor.referee1 | Veiga, Adriana Moreira da Rocha | |
dc.contributor.referee2 | Maders, Sandra | |
dc.contributor.referee3 | Pasini, Carlos Giovani Delevati | |
dc.contributor.referee4 | Carvalho, Elvio de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6519199718053875 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |