Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
DALMASO, ALICE COPETTI.pdf (12.20Mb)
Data
2016-04-11
Autor
Dalmaso, Alice Copetti
Primeiro orientador
Oliveira, Marilda Oliveira de
Primeiro membro da banca
Corazza, Sandra Mara
Segundo membro da banca
Corrêa, Guilherme Carlos
Terceiro membro da banca
Valle, Lutiere Dalla
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Leitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a experimente. Experimenta-se, abre-se mão do ímpeto de conclusões, arriscando-se, assim, a um exercício de escrita que não esteja em falta com alguém ou alguma coisa, uma proposta ou especificamente o ideal de um texto e de uma pesquisa em educação. As leituras que perpassam as noções de leitura e escrita neste trabalho, a partir de autores como Deleuze, Guattari, Barthes e Larrosa, junto aos conceitos de devir e acontecimento, permitem pensar o ler e escrever como processo (de)formativo. O que a leitura e a escrita podem produzir como movimento de aprender, de pensamento e de vida numa pesquisa em educação? A escrita que move e é movimentada, que se faz junto à experimentação da leitura, realiza-se numa névoa de intenção que persiste entre os cruzamentos da vida: o de desaprender um pouco sobre si mesmo, de destruir coisas que não querem ser dadas como nossas, mas que se mantêm encrustadas na pele. Trata-se, nestas (des)constituições, de apenas um processo: de uma estudante de doutorado, um processo (de)formativo, outro qualquer. Um processo de como se experimenta com a leitura e a escrita numa pesquisa de doutorado em educação e do que aqui, até então, tem-se chamado de forma torta e nebulosa de (de)formação, experimentação, aprendizagem. A Fiandografia, nome dado para dizer sobre a construção das relações entre leitura e escrita, compõe uma trama-tecido, passível e aberta, que vai dando corpo à pesquisa, como um caminho, um tracejar-tecer-costurar fios de escrita numa pesquisa; um fiandar que persiste em meio à docência, aos espaços e tempos que se compartilham, junto aos discursos que nos adoecem. Conjugar escritos: uma cura, um fiandar infinito.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3503
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [339]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.