Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 289-308 of 312
-
Teares formativos: teceduras entre marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de pedagogia/UFSM
(2013-11-29)A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em nível de Doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Articula dois pressupostos ... -
Tecendo histórias... entrelaçando narrativas: tecituras que constroem a docência de professores bacharéis
(2018-07-30)Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresentou como objetivo geral compreender ... -
Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas
(2014-06-24)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
(2021-04-09)Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas ... -
O tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2015-01-16)Este estudo versa sobre o tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS. Objetiva analisar e compreender os tempos docentes na atual configuração do mundo do trabalho e das reformas ... -
Tempo de trabalho e trabalho no tempo: a dialética das (des)integrações no trabalho pedagógico de pedagogos(as) no Instituto Federal Farroupilha
(2021-05-12)Este estudo faz parte das pesquisas realizadas pelo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se estudar dialeticamente os ... -
Territórios docentes: as significações sociais imaginárias no contexto de projetos de educação do campo
(2014-12-19)A pesquisa potencializou a realização de um trabalho com professores rurais/do campo , perspectiva na qual se fortalece a Educação do Campo, tema e objeto desta pesquisa. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento ... -
Uma tese-formação? Mística, fraternuras e utopias da humana docência freireana
(2021-10-15)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa-Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através e com esta investigação, ... -
Topologia das violências em rede: uma hermenêutica da docência a partir do caso da professora de Indaial
(2023-01-31)A presente tese busca investigar e refletir sobre as violências em rede, propagadas com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente no contexto as plataformas de redes sociais, em sua ... -
O trabalho docente articulado como concepção teórico-prática para a educação especial
(2018-10-04)Este estudo defende que o Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a Educação Especial é essencial para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência, no espaço escolar comum. ... -
O trabalho pedagógico da educação física: em busca das múltiplas determinações
(2018-09-05)Este texto é resultado da pesquisa realizada no curso de Doutorado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, ligada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e ... -
Trabalho pedagógico multifacetado e a educação infantil na pandemia: uma análise dos movimentos de sentidos
(2022-11-18)Este estudo integra-se ao Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, vinculado à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do ... -
Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
(2015-08-12)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se ... -
Trajetos e representações de docentes da pósgraduação: um olhar a partir dos imaginários e dos dispositivos
(2013-02-28)Esta tese se insere na linha “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, a investigação, que ora se explicita, parte do ... -
Trajetórias de vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
(2022-12-16)A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
(2023-09-15)A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais que pertence à Linha de Pesquisa ... -
Trajetórias reveladas: as memórias formativas e a identidade do professor de História
(2024-08-01)A presente Tese, parte da Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Núcleo de ... -
Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: aprendizagem no contexto de inclusão
(2019-04-09)As literaturas, nacional e internacional, apontam que as práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo têm se mostrado inefetivas, no processo de inclusão escolar. Neste sentido, a Intervenção Mediada por Pares ... -
Unidocência e ducação musical: crenças de autoeficácia do professor de referência
(2018-07-13)O professor de referência atuante nos anos iniciais do ensino fundamental possui algumas especificidades na profissão, dentre as quais destacamos a unidocência, o ensino de crianças e o trabalho com diversas áreas do ... -
Uma viagem de trem pelas infâncias institucionalizadas: percepções das crianças sobre o ensino fundamental
(2022-09-30)Esta tese é um convite para uma viagem de trem, em busca de diálogos com as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Santa Maria - RS. Este estudo apresentou como objetivo ...