Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 308-312 of 312
-
Uma viagem de trem pelas infâncias institucionalizadas: percepções das crianças sobre o ensino fundamental
(2022-09-30)Esta tese é um convite para uma viagem de trem, em busca de diálogos com as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Santa Maria - RS. Este estudo apresentou como objetivo ... -
Violências nas escolas: juventudes e maquinaria capitalista no oeste catarinense
(2015-08-24)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo responder que relações podem ser estabelecidas entre as violências na escola e a maquinaria capitalista e como isso é percebido na constituição dos sujeitos jovens. Para ... -
Vivências constitutivas do professor-orientador: entre narciso e minotauro, um legado e uma despedida
(2013-04-26)A presente tese está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Apresenta como tema o acontecer constitutivo do professor-orientador de ... -
A voz das crianças e suas professoras: concepções de criança, infâncias e práticas pedagógicas nos contextos da educação infantil
(2024-05-29)Essa tese está vinculada à Linha de Pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A voz pedagógica de professoras formadoras em música na pedagogia: narrativas (auto)biográficas
(2023-07-06)A pesquisa sobre a voz pedagógica de professoras formadoras em Música na Pedagogia apresentou-se como um tema emergente para a compreensão da ação docente e dos modos de ser e estar na docência no ensino superior. Vinculada ...