Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1781-1800 of 4147
-
Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em educação física escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS
(2011-07-12)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar quais são as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados ... -
O processo de formação pedagógica de docentes supervisores de estágio curricular no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, RS
(2012-04-27)A formação pedagógica de professores supervisores de estágio no curso de bacharelado em Fisioterapia da UFSM é o nosso objeto de estudo. Apesquisa investigou a formação pedagógica dos docentes desenvolvida na experiência ... -
Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
(2019-08-21)Diferentes pesquisas sinalizam problemas presentes no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apontam para a necessidade de ações na formação dos educadores. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou ... -
Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola)
(2005-10)Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução ... -
O projeto político pedagógico e as práticas cotidianas na gestão escolar
(2018-06-29)Este trabalho tem como objetivo compreender os limites e possibilidades para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja um documento norteador das práticas escolares em uma escola da rede municipal de ensino da cidade ... -
A inserção e utilização das TIC no ensino da matemática
(2014-07-12)O presente artigo trata sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de matemática, em três turmas de 8º ano da escola EMEB João de Barro, no município de Sapucaia do Sul. Num primeiro momento ... -
Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
(2015-08-12)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se ... -
Os temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia?
(2006-05-05)Este estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos ... -
O PNAIC e suas contribuições na formação e atuação de professores
(2015-11-28)A presente pesquisa tematiza acerca da formação continuada oferecida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e sua repercussão na prática docente. A problemática que norteou o estudo foi: quais são as ... -
Gestão escolar: a formação de professores e o uso das novas tecnologias na educação
(2015-11-27)O presente trabalho intitulado Gestão Escolar: A Formação de Professores e o Uso das Novas Tecnologias na Educação voltou-se para analisar as contribuições sobre a tecnologia educacional e a atuação do gestor na viabilidade ... -
Cultura digital, mundo digital e pensamento computacional: uma abordagem de ensino por meio de atividades desplugadas nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-10-26)O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
(2022-06-01)Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem ... -
“Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!”: relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no ensino médio
(2018-07-03)Essa dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema Juventude, Ensino Médio e ... -
O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita
(2023)Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos ... -
A importância da formação continuada para a prática do ensino médio politécnico na rede pública do Rio Grande do Sul
(2014-11-29)Esta pesquisa tem por meta principal, a compreensão da lacuna existente entre a lei e a prática do Ensino Médio Politécnico, uma vez que essa nova modalidade de ensino se inseriu em um ano letivo em andamento de 2012 como ... -
As práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RS
(2023-12-18)Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãodos professores de uma escola pública ... -
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
(2007-12-01)Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - ... -
Avaliação e impacto social de cursos na pós-graduação: perspectivas de egressos dos mestrados profissionais da UNIPAMPA – campus Bagé
(2022-01-31)Esse estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dentro da Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão ... -
Filosofia para crianças e as suas contribuições para a construção de uma gestão democrática
(2009-03-16)Esta monografia objetiva investigar as contribuições da Filosofia para Crianças na construção de uma Gestão Democrática na Escola. A metodologia adotada é de caráter crítico reflexivo realizado a partir da análise minuciosa ... -
A supervisão escolar nos processos de alfabetização e letramento
(2012-11-30)O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a atuação do supervisor escolar nas práticas de alfabetização e letramento na escola e a importância da ação deste profissional junto aos professores ...