O PNAIC e suas contribuições na formação e atuação de professores
Resumo
A presente pesquisa tematiza acerca da formação continuada oferecida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e sua repercussão na prática docente. A problemática que norteou o estudo foi: quais são as reflexões e percepções sobre a formação continuada oferecida no PNAIC? Desse modo, o objetivo geral do estudo foi conhecer as contribuições do PNAIC para o processo de formação continuada e práticas pedagógicas de professores do ciclo de alfabetização de duas escolas municipais de Agudo/RS. A pesquisa foi baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na clarificação do PNAIC. Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras dos Anos Iniciais (1º, 2º, E 3º ano) de duas escolas da rede municipal de Agudo/RS, duas supervisoras escolares e a orientadora de estudos da formação. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionário com questões subjetivas. Com as respostas obtidas, fez-se a análise de conteúdo. Concluiu-se com esta pesquisa que o PNAIC contribuiu para o processo do ensino e aprendizagem, uma vez que incidiu diretamente na prática individual dos professores participantes, proporcionando um novo olhar sobre o contexto pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: