dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Martinazzo, Roseméri | |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T11:28:58Z | |
dc.date.available | 2018-11-27T11:28:58Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14948 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present research thematizes about the continuing education offered in the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) and its repercussion on teaching practice. The problematic that guided this study was: what are the thoughts and perceptions about the continuing education offered in PNAIC? Thus, the study's overall objective was to know the PNAIC's contributions to the process of continuing education and pedagogical practices of teachers from literacy cycle of two municipal schools of Agudo / RS. The research was based on official documents that conceptualize and assist in the PNAIC clarifying. In the methodology it was used the qualitative research of a case study. The study subjects were four teachers of the Early Years (1st, 2nd, and 3rd grade) in two municipal schools of Agudo / RS, two supervisors and the guiding studies training. The instrument used to collect data was a questionnaire with subjective questions. With the obtained responses, it was done a content analysis. With this research it was concluded that PNAIC contributes to the teaching and learning process, once that it focused directly on the individual practice of participating teachers, providing a new point of view at the teaching educational context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | O PNAIC e suas contribuições na formação e atuação de professores | por |
dc.title.alternative | The PNAIC and its contributions to the teachers formation and performance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tematiza acerca da formação continuada oferecida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e sua repercussão na prática docente. A problemática que norteou o estudo foi: quais são as reflexões e percepções sobre a formação continuada oferecida no PNAIC? Desse modo, o objetivo geral do estudo foi conhecer as contribuições do PNAIC para o processo de formação continuada e práticas pedagógicas de professores do ciclo de alfabetização de duas escolas municipais de Agudo/RS. A pesquisa foi baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na clarificação do PNAIC. Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras dos Anos Iniciais (1º, 2º, E 3º ano) de duas escolas da rede municipal de Agudo/RS, duas supervisoras escolares e a orientadora de estudos da formação. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionário com questões subjetivas. Com as respostas obtidas, fez-se a análise de conteúdo. Concluiu-se com esta pesquisa que o PNAIC contribuiu para o processo do ensino e aprendizagem, uma vez que incidiu diretamente na prática individual dos professores participantes, proporcionando um novo olhar sobre o contexto pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |