Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 781-800 of 4139
-
Introdução do uso de mídias tecnológicas no ensino-aprendizagem das tabuadas de multiplicação em sala de aula no ensino fundamental
(2017-10-21)O presente artigo tem por objetivo relatar a análise e avaliação do ensino- aprendizagem da tabuada da multiplicação no Ensino Fundamental, com o auxílio da inserção de mídias nos planos de aula. Através desta experiência ... -
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Práticas adotadas pela gestão para envolver a comunidade escolar
(2012-12-01)A presente pesquisa objetivou apontar práticas pedagógicas adotadas pela Gestão Escolar para envolver a comunidade junto à escola. Para isso, desenvolvi uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, na qual participou ... -
Tecnologias e mídias: aliadas no processo de ensino de arte
(2018-12-20)O presente artigo discute a importância do uso de tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem na vida de qualquer cidadão. Atualmente, é de extrema importância saber como utilizar essas ferramentas a nosso ... -
Produção de material didático acessível para surdos no moodle
(2017-08-18)A inclusão de estudantes surdos no ensino superior é uma realidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com isso, a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) MOODLE pela instituição trouxe ... -
Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
(2023-12-18)Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa ... -
Aquisição da LIBRAS e LSU: narrativas de um surdo de fronteira entre Brasil e Uruguai
(2015-12-11)Este trabalho traz como tema principal as narrativas de um sujeito surdo nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, Sant’ana do Livramento/Rivera. Através desta pesquisa podem-se questionar certas relações, entre à ... -
O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
(2016-09-24)A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os ... -
Abordagem de projetos em arte: uma experiência estética na educação infantil
(2016-09-23)Vivenciar experiências estéticas em arte com crianças pequenas é uma provocação na Educação Infantil para uma professora. E esta pesquisa tem o intuito de mostrar e refletir sobre uma experiência pedagógica que objetivou ... -
A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
(2017-06-23)Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática ... -
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno com deficiência
(2018-12-01)A educação ambiental enquanto uma área de estudo deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa ... -
Fazendo a diferença.histórias de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: tecendo a vida em (trans)formação: o diário de bordo em escrituras de si e do outro
(2016-06-14)A tese aqui elaborada, é o resultado de uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa desenvolvida em relações de aprendizagens, de 2013 a 2015. Por se tratar de uma pesquisa com o método (auto)biográfico, seu tempo ... -
A prematuridade e o extremo baixo peso como fator de risco ao desenvolvimento infantil
(2008-03-31)Este estudo desenvolveu-se na linha de pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho buscou pesquisar o desenvolvimento infantil de crianças nascidas ... -
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação
(2021-09-09)Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ... -
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
(2017-06-27)Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação ... -
Precocidade na educação infantil: e agora professoras?
(2011-03-30)Este estudo teve como investigação a conceitualização de precocidade entre os professores de Educação Infantil, bem como buscou determinar o lugar que a criança, dita precoce, ocupa nessa etapa escolar e quais os recursos ... -
Interações corporais que atravessam o tornar-se professor: histórias de vida de três professoras do ensino fundamental
(2006-09-29)Esta pesquisa intitulada Histórias de vida de três professoras do ensino fundamental atravessadas por interações corporais: que saberes e que fazeres? está vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Aprendizagem da docência: a constituição do ser professor de/com bebês e crianças pequenas frente a educação remota emergencial
(2021-12-13)A construção deste trabalho pautou-se na temática sobre a aprendizagem da docência, tendo como movimento tensionador, o contexto da educação de/com bebês e criança pequenas, especialmente em um cenário histórico marcado ... -
Lógica de programação uma experiência para o ensino fundamental no clube de informática do Colégio Militar de Santa Maria
(2017-06-24)A grande falta de profissionais da área de computação, fez com que o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) criasse o Clube de Informática. O objetivo principal deste clube é ensinar aos alunos lógica de Programação, com o ... -
As possibilidades e/ou dificuldades de trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação na educação do campo
(2018-11-30)Este artigo tem como objetivo investigar a realidade de uma Escola do Campo do município de Agudo-RS, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, ...