Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno com deficiência
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Data
2018-12-01Autor
D'Almeida, Rozelaine Rubia Bueno
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A educação ambiental enquanto uma área de estudo deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Assim, este trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um aluno autista. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. As conclusões do estudo demonstraram que a tarefa de confecção do boneco ecológico mostrou-se significativa e importante para o aluno, visto que o mesmo estabeleceu o hábito de molhar o boneco após a sua finalização, despertando o cuidado e a responsabilidade. Além disso, destaca-se a importância do apoio as práticas pedagógicas de atenção às diferenças, as quais visam possibilitar novas possibilidades e experiências de aprendizagem. Dessa forma, pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Diante disso, recomenda-se realizar o mesmo trabalho com outros alunos com deficiência, visando estabelecer outros tipos de análises. Por outro lado, poderiam ser acrescentadas outras formas de estímulos junto ao meio ambiente, sendo estas oferecidas durante as viagens e passeios realizados pela escola.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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