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dc.contributor.advisorSilveira, Bruna Denardin da
dc.creatorD'Almeida, Rozelaine Rubia Bueno
dc.date.accessioned2020-03-06T13:25:41Z
dc.date.available2020-03-06T13:25:41Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19751
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEnvironmental education as an area of study should cover the most different levels of education, becoming a space for practices capable of arousing new feelings, attitudes and values about nature. In this way, students with disabilities must also be included in this learning process, regardless of their personal conditions. Thus, this work aimed to promote practices and incentives of environmental education with an autistic student. For this purpose, a bibliographic research was used to base the theoretical reference, descriptive research, qualitative approach and data collection from observation and unstructured interview. The conclusions of the study demonstrate that the task of making the ecological doll was significant and important for the student, since it established the habit of wetting the doll after its completion, awakening care and responsibility. In addition, it is important to emphasize the pedagogical practices of attention to differences, which aim to enable new possibilities and learning experiences. In this way, it can be concluded that it is possible to promote a diversification of pedagogical practices articulated with environmental education themes, representing a way to bring the student closer to new experiences with nature. Therefore, it is recommended to carry out the same work with other students with disabilities, in order to establish other types of analysis. On the other hand, other forms of stimulation could be added to the environment, which are offered during the trips and excursions carried out by the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectSala de recursospor
dc.subjectBoneco ecológicopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectResource roomeng
dc.subjectEcological dolleng
dc.titlePropostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno com deficiênciapor
dc.title.alternativeProposals of different environmental students of environmental education for a disabled studenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA educação ambiental enquanto uma área de estudo deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Assim, este trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um aluno autista. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. As conclusões do estudo demonstraram que a tarefa de confecção do boneco ecológico mostrou-se significativa e importante para o aluno, visto que o mesmo estabeleceu o hábito de molhar o boneco após a sua finalização, despertando o cuidado e a responsabilidade. Além disso, destaca-se a importância do apoio as práticas pedagógicas de atenção às diferenças, as quais visam possibilitar novas possibilidades e experiências de aprendizagem. Dessa forma, pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Diante disso, recomenda-se realizar o mesmo trabalho com outros alunos com deficiência, visando estabelecer outros tipos de análises. Por outro lado, poderiam ser acrescentadas outras formas de estímulos junto ao meio ambiente, sendo estas oferecidas durante as viagens e passeios realizados pela escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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