Itens para a visualização no momento 16548-16567 of 31391

    • O historiador do Império e o advogado da República: os liberalismos Joaquim Nabuco e Rui Barbosa na República da Espada 

      Regasson, Bruno Veçozzi (2018-12-18)
      Em contexto de contestação política e do advento inequívoco daquilo que comumente passou a se denominar modernização em terras brasileiras, duas surgem como figuras representativas da ideologia de transformação ...
    • A historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Vargas e os desafios para a gestão escolar 

      Graff, Terezinha Tatim (2014-12-06)
      Este estudo monográfico se consolidou como resultado investigativo da Historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas e os desafios para a gestão escolar. Tendo como questão norteadora por que investir numa ...
    • A história (não) se repete 

      Galelli, Rafael Descovi (2022-02-23)
      Este estudo bibliográfico e exploratório da história da matemática, mais especificamente sobre a história do cálculo infinitesimal, apoia-se tanto na bibliografia clássica da história da matemática, notadamente nos nomes ...
    • História Agrária e Ambiental 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Zanella, Francis Casagranda; Pasqualotto, Nayara; Wizniewsky, José Geraldo (2019)
      A disciplina História Agrária e Ambiental tem como objetivo compreender a formação da sociedade brasileira e, particularmente, do Rio Grande do Sul, configurando as características agrárias e ambientais do país e do Estado. ...
    • História Ambiental com abordagem de gênero no Brasil: uma análise historiográfica (1981-2023) 

      Lopes, Vanessa Cadó (2023-12-12)
      O presente trabalho se insere no campo da História Ambiental e da Teoria Feminista, articuladas simultaneamente. Tem como objetivo realizar uma análise historiográfica de alguns trabalhos acadêmicos produzidos acerca dos ...
    • Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme “Os cavaleiros da távola redonda” (1953) 

      Trindade Junior, Ramiro Paim (2022-12-16)
      A presente dissertação apresenta os resultados finais da pesquisa “Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme os cavaleiros da távola redonda”. O objetivo desse estudo foi identificar ...
    • A história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximações 

      Costa, Sharlene Marins (2007-08-31)
      Esta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história ...
    • A história da alimentação como ferramenta de ensino de história 

      Oliveira, Adriana Sassi de (2018-12-10)
      O presente estudo propõe o desenvolvimento de possibilidades de ensino através da História da Alimentação como proposta de aprendizagem histórica. A intenção de trabalhar essa temática reside no propósito de ser significativa ...
    • História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação 

      Dahmer, Carin Cristina (2021-09-09)
      Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ...
    • História da arte no desenho industrial: imagens fantasmas 

      Gasparetto, Débora Aita; Lucio, Isadora Aita; Wurzel, Noam; Silva, Cristielle Luise Rodrigues; Roberts, Guilherme Centeno; Oderich, Ana Lúcia; Dalcin, Felipe; Cás, Gabriel Da; Christo, João Marco Abreu; Holkem, Luckas; Bastianello, Samuel; Caliman, Heloisa Falqueto; Moreira, Luiz Henrique de Souza; Prado, Marieli Hubner do; Cidade, Mariana Kuhl; Oliveira, Giovanna Ribeiro De; Gugelmim, Isabelle De Moraes; Altissimo, Pedro Afonso Martins; Brod Júnior, Marcos; Melchiors, Amanda; Castelli, Eduarda Olechak; Visentini, Luana; Oliveira, Luiza De Almeida; Crispim, Nathalie Coelho; Andreatta, William Bernardo; Perini, Janaíne; Penna, Leonardo; Espindola, Isadora Boscardin; Ribeiro, Valentina Ortiz; Flores, Daniela Nunes; Sousa, Pedro Henrique Dias; Matiuzzi, Pedro Prestes; Oliveira, Ana Helena Gonçalves de; Paula, Italo Renan Rodrigues de; Becker, Julio; Lana, Natália Gomes Dalla; Assumpção, Ângelo; Marchesan, Bianca; Stahl, Gustavo; Engroff, Leopoldo; Ledor, Natalia; Pomorski, Rogério; Smidt, Helena; Petroni, Jaqueline Friedrich; William, Jonas; Brum, Andersom; Pastro, Eduardo; Lima, Julia; Oliveira, Julienne; Gumisson, Vinicius; Maia, Affonso Montagner; Ancinelo, Joana Raffin; Freitas, Rafael Mena Barreto de; Campanholo, Alexandre; Almeida, Ana Carolina Souza de; Carvalho, Felipe Lázaro de Lima; Müller, Laura de Aguiar; Flores, Ana Alicia; Santarem, Camila; Beiró, Gabriel; Kuffner, Julia; Mantovani, Camila; Mai, Tayná; Bertoncello, Vitória Barboza; Riesgo, Giovanna; Lopes, Gabriel; Dalcin, Lucas; Silva, Alexandre Pawlowski da; Pettine, Greice; Almeida, Giovana Casati de; Dornelles, Larissa; Ulloa, Angela Nicole Lopez; Rubert, Aline; Freitas, Thuyla Azambuja de; Moreira, Alice Alves; Machado, Mila Monteiro; Chiesa, Antonela Formentini; Lameira, Pedro Ernesto Silva; Freitas, Gustavo Zottele; Campos, Julia Carmelli; Santos, Lara Coimbra de Lima dos; Gomes, Guilherme Mohr; Schneider, Nicole Prado; Mello, Marlon da Silveira; Trennepohl, Fabio (2020)
      A publicação reúne artigos e relatórios de projetos desenvolvidos de 2016 a 2019 na Disciplina História da Arte I, ministrada pela Profa Dra Débora Aita Gasparetto no Curso de Desenho Industrial da UFSM. O Bio condutor dos ...
    • História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes 

      Sepel, Lenira Maria Nunes (2012-02-12)
      O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ...
    • A história da ciência em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do ensino fundamental 

      Pretto, Eduard de Moraes (2022-08-19)
      Às discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos de ciências têm ganhado espaço nos últimos tempos devido ao seu potencial em gerar reflexões sobre à forma de construção dos conhecimentos ...
    • A história da disciplina de música no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008) 

      Oesterreich, Frankiele (2010-06-28)
      O presente projeto está vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se investigar a história da disciplina ...
    • História da Educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • História da educação 

      Soares, André Luis Ramos (2010)
      A disciplina de História da Educação, permite principalmente a reflexão sobre as formas como compreendemos a construção do conhecimento ao longo do tempo em várias sociedades. Estabelece a compreensão de como a educação ...
    • História da educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • História da educação brasileira 

      Quadros, Claudemir de (2010)
      A disciplina História da Educação Brasileira vincula-se ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. No âmbito dessa disciplina, tem-se como objetivo analisar formas de organização escolar, visões pedagógicas ...
    • História da educação e política educacional 

      Moreira, Ivana Aparecida Weissbach; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Cella, Rosenei (2018)
      A disciplina História da Educação e Política Educacional é provocativa e conceitual. Tem como objetivo sensibilizar o acadêmico para tudo aquilo que envolve os processos de ensino-aprendizagem, sua amplitude e complexidade, ...
    • História da educação física escolar Santa-Mariense de 1945 à 1970 

      Pastorio, Anapaula (2011-12-07)
      Reconstruir a história se faz fundamental para preservação do patrimônio cultural. Compreender a história significa entender as injunções do passado no presente, por isso este estudo procurou recuperar alguns vestígios ...
    • História da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS 

      Benetti, Téoura (2007-05-17)
      Este estudo foi realizado na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ele apresenta a história da Escolinha de Artes/UFSM, de Santa Maria, e se ...