A história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximações
Resumo
Esta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história dos métodos de alfabetização, um conceito inicial em que a alfabetização significava somente a decodificação de símbolos. Essa perspectiva acompanhou as práticas de leitura e escrita até meados do século XX. Atualmente, o conceito de alfabetização vem sendo ampliado, em virtude das necessidades que se apresentam, assim é possível entender o letramento como possibilidades de compreender o uso social da língua. Essa pesquisa bibliográfica está baseada nos estudos de Freire (1985), Rizzo (1989), Barbosa (1994), Soares; Maciel (1999), Frade (2003), Soares (2003), Mortatti (2000; 2004), Kleiman (1995; 2005). Temos como objetivo conhecer o histórico dos métodos de alfabetização, os conceitos do construtivismo e do letramento estabelecendo as possíveis relações com a gestão educacional. A pesquisa é pertinente em virtude da nova configuração que se apresenta, em que o enfoque da Administração Escolar, vigente até então, revisto, sendo, aos poucos compreendido e substítuido pelo enfoque da Gestão Educacional, que se configura com ações mais democráticas, com o envolvimento de todos os atores - equipe diretiva, professores, funcionários e comunidade – que são considerados gestores educacionais, haja visto que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. Diante de tal contexto, o professor é chamado a assumir, em conjunto com escola, a responsabilidade em desenvolver de forma significativa o processo de ensino/aprendizagem. Como resultados alcançados verificamos que o histórico da alfabetização precisa ser conhecido por todos os professores que atuam do ensino fundamental, para que eles tenham domínio para atuar de forma autônoma nas turmas de alfabetização. Infelizmente, percebemos que são poucos os profissionais que conhecem o mesmo e estabelecem a relação entre essas práticas históricas com a gestão educacional. O estudo bibliográfico proposto serve como um possível referencial para todos aqueles que atuam na rede de ensino e que poderão estar mais instrumentalizados para acompanhar as demandas e exigências da alfabetização no contexto atual.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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