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dc.contributor.advisorAntunes, Helenise Sangoi
dc.creatorCosta, Sharlene Marins
dc.date.accessioned2022-12-29T12:18:27Z
dc.date.available2022-12-29T12:18:27Z
dc.date.issued2007-08-31
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27423
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThrough a bibliographical study, this research aims to get to know the historical context of literacy practices, establishing a possible relation with educational management. One observes that, throughout the history of literacy methods, an initial concept of literacy meant just decoding symbols. Such perspective was related to literacy practices until the middle of the XX century. Nowadays, the literacy concept has been amplified due to the presented necessities and then it is possible to consider alphabetization as a way of understanding the social use of the language. The bibliographical research is based on Freire (1985), Rizzo (1989), Barbosa (1994), Soares; Maciel (1999), Frade (2003), Soares (2003) Mortatti (2000; 2004) and Kleiman’s studies (1995; 2005). To get to know literacy methods is one of our objectives, besides searching about concepts as constructivism and alphabetization by establishing a possible relation to educational management. This study is relevant in terms of the new presented configuration of the School Administration valid so far and that is being understood and even replaced by the Educational Management which is configured with more democratic actions, involving all actors – school group of management, teachers, staff, students and community – that are considered educational managers, being that they all are involved with the teaching and learning process. Facing such a context, the teachers and school staff in general are asked to assume the responsibility of developing in a significant way the process of teaching and learning. With the reached results it is possible to mention that the literacy history should be known by all teachers who work in elementary schools for them to dominate and be autonomous in their literacy groups. Unfortunately, one can perceive that are few the educators who know and establish relations between their practices and the educational management. The proposed bibliographical study serves as a possible referential for all people who work in education systems and who can get more able to follow the demands and requirements of the literacy in the current context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMétodos de alfabetizaçãopor
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectLiteracy methodseng
dc.subjectLiteracy historyeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleA história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximaçõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história dos métodos de alfabetização, um conceito inicial em que a alfabetização significava somente a decodificação de símbolos. Essa perspectiva acompanhou as práticas de leitura e escrita até meados do século XX. Atualmente, o conceito de alfabetização vem sendo ampliado, em virtude das necessidades que se apresentam, assim é possível entender o letramento como possibilidades de compreender o uso social da língua. Essa pesquisa bibliográfica está baseada nos estudos de Freire (1985), Rizzo (1989), Barbosa (1994), Soares; Maciel (1999), Frade (2003), Soares (2003), Mortatti (2000; 2004), Kleiman (1995; 2005). Temos como objetivo conhecer o histórico dos métodos de alfabetização, os conceitos do construtivismo e do letramento estabelecendo as possíveis relações com a gestão educacional. A pesquisa é pertinente em virtude da nova configuração que se apresenta, em que o enfoque da Administração Escolar, vigente até então, revisto, sendo, aos poucos compreendido e substítuido pelo enfoque da Gestão Educacional, que se configura com ações mais democráticas, com o envolvimento de todos os atores - equipe diretiva, professores, funcionários e comunidade – que são considerados gestores educacionais, haja visto que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. Diante de tal contexto, o professor é chamado a assumir, em conjunto com escola, a responsabilidade em desenvolver de forma significativa o processo de ensino/aprendizagem. Como resultados alcançados verificamos que o histórico da alfabetização precisa ser conhecido por todos os professores que atuam do ensino fundamental, para que eles tenham domínio para atuar de forma autônoma nas turmas de alfabetização. Infelizmente, percebemos que são poucos os profissionais que conhecem o mesmo e estabelecem a relação entre essas práticas históricas com a gestão educacional. O estudo bibliográfico proposto serve como um possível referencial para todos aqueles que atuam na rede de ensino e que poderão estar mais instrumentalizados para acompanhar as demandas e exigências da alfabetização no contexto atual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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