Navegação por título
Itens para a visualização no momento 30237-30256 of 31473
-
O uso da metodologia de modelagem participativa 3D no ensino de geografia: mapeamento de áreas sujeitas a alagamentos e inundações na bacia hidrográfica do rio Vacacaí-mirim, Santa Maria/RS
(2023-02-01)A Cartografia é essencial para a compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, é importante almejar caminhos para integrar o ensino de Geografia com a Cartografia. Diante disso, encontram-se possibilidades na Cartografia ... -
O uso da mídia digital Hagáquê para produzir HQ’s de forma lúdica
(2017-10-28)O presente estudo apresenta o uso do software HagáQuê para produzir Histórias em Quadrinhos (HQ’s) com os alunos do 8º ano na disciplina de Arte e Língua Portuguesa. Este software é um editor de histórias em quadrinhos com ... -
O uso da mídia impressa jornal em sala de aula, para desenvolver a leitura e escrita e divulgar a energia eólica implantada em Sant'Ana do Livramento - RS
(2011)O presente artigo apresenta a importância da leitura e produção de um jornal na sala de aula. Sua utilização no apoio do trabalho pedagógico a fim de promover leitura, reflexão, comparação, síntese, escrita e conclusão de ... -
O uso da mídia impressa no processo de aquisição da escrita
(2011-12-02)O processo aquisição da escrita nos anos iniciais da vida escolar de uma criança a-contece de forma individual e no seu tempo. O processo passa por níveis decisivos na aprendizagem cabendo ao professor acompanhar como ... -
Uso da mídia informática na rede pública estadual de Santiago
(2011-10-29)Buscando aprofundar o conhecimento sobre os resultados obtidos com o uso da informática nas escolas de ensino médio e público, realizou-se uma pesquisa nos órgãos oficiais de educação na esfera estadual e federal. O objetivo ... -
O uso da mídia informática no ensino médio da EJA: transformando as práticas pedagógicas da disciplina de História
(2017-10-27)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso da mídia informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de construção de conhecimentos na disciplina de História junto a alunos da 1ª série do ... -
O uso da mídia informática nos anos iniciais da escolarização
(2010)Esse artigo é resultado de pesquisa bibliográfica sobre as discussões e pesquisas acerca do uso da mídia informática nos anos iniciais da escolarização. Objetiva refletir sobre sua inserção e relevância, enquanto ferramenta ... -
O uso da mídia rádio na prática pedagógica do EJA no Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, em Piratini/RS
(2011)A necessidade de desenvolver um trabalho, aplicado ao contexto social e com uma abordagem relacionada à prática social, é o motivo básico desta pesquisa. A interdisciplinaridade, associada ao uso da mídia rádio-escola, no ... -
O uso da multimistura no contexto da segurança alimentar
(2007-11-23)Significativa parcela da população brasileira se encontra em estado de desnutrição e algumas entidades de assistência social têm promovido o uso da multimistura como suplemento alimentar no intuito de reverter esta situação. ... -
O uso da música como um recurso pedagógico para o ensino de Ciências Sociais no ensino médio
(2015-12)Este artigo busca discutir os problemas causados pela descontinuidade da presença da disciplina de Sociologia nos currículos escolares no Brasil, fato que ocasionou uma escassez tanto de material didático como de professores ... -
Uso da onda ultra-sônica como meio de controle do processo de secagem da madeira
(2006-02-21)O objetivo deste estudo foi explorar o uso da técnica ultra-sônica para estimar o teor de umidade da madeira durante sua secagem, desde a condição verde até o final do processo. Os tratamentos basearam-se na combinação de ... -
O uso da quebra-pedra (Phyllanthus niruri L.) como planta medicinal pela comunidade de São Miguel (Restinga Seca, RS, Brasil)
(2010-08-07)Em março de 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou resolução com orientações sobre o uso terapêutico de drogas vegetais no alívio de sintomas de doenças de baixa gravidade; baseado nessas ... -
O uso da rádio educativa no ambiente escolar do ensino médio: protagonismo, criatividade e fluência comunicativa
(2018-12-20)Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos do uso da mídia rádio no ambiente escolar como parte do processo educativo do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Maria Rocha, na cidade de Santa Maria no Rio ... -
O uso da rádio escola como ferramenta pedagógica de socialização e inserção escolar
(2011)Este trabalho faz a análise do uso da rádio escola enquanto ferramenta pedagógica capaz de proporcionar um grande desenvolvimento educacional, a partir da experiência com uma turma de 22 alunos do ensino noturno do Instituto ... -
O uso da rede social Facebook para o ensino e aprendizagem de artes no ensino fundamental: percepções de uma vivência
(2018-12-01)O presente artigo trata do uso da Rede Social Facebook enquanto subsídio para o ensino e aprendizagem em Artes a partir da experiência com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental ... -
Uso da rede social Laifi no resgate das bricadeiras antigas
(2014-12-18)As brincadeiras possuem um papel muito importante no desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo das crianças. Atualmente, as brincadeiras antigas ficaram um pouco de lado devido a algumas crianças preferirem ... -
Uso da reflectância de imagens Landsat 5 TM na identificação de plantios de Eucalyptus dunnii e Eucalyptus urograndis e sua correlação com o volume de madeira
(2014-01-22)O objetivo deste trabalho foi testar o potencial de imagem de satélite, TM/Landsat 5, na discriminação de plantios de diferentes idades de Eucalyptus dunnii e Eucalyptus urograndis e, correlacionar o volume desses plantios, ... -
O uso da sala digital em escolas municipais de Tupanciretã/RS
(2011)O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute o uso da Sala Digital em escolas municipais de Tupanciretã/RS, questionando se seu uso constitui teoria ou uma prática efetiva, discutindo como e quais são as atividades ... -
O uso da tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
(2017-10-28)As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e cada vez mais cedo se tem acesso a elas, sendo que as crianças já ingressam na escola tendo domínio e fazendo uso destas. Sendo assim não há como a ... -
O uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual
(2009-10-27)O presente artigo tem como objetivo investigar como o programa Virtual Vision pode auxiliar como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual na Escola Municipal Leonor Pires de ...