Navegação por unidade "Centro de Educação Física e Desportos"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 819
-
Padrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefa
(2015-02-28)As habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes ... -
Preparando o professor de Educação Física para a inclusão: formando colegas tutores como estratégia de apoio
(2007-01-02)Analisar a preparação da professora de Educação Física e a formação de colegas tutores como estratégia favorecedora de inclusão de ANEE nas aulas foi o objetivo do estudo. O grupo foi representado por 24 alunos, sendo ... -
Caracterização dos atendimentos à pessoa idosa na atenção primária à saúde
(2022-09-23)O envelhecimento populacional se tornou um dos maiores desafios da saúde pública. Isso se deu devido ao aumento da expectativa de vida e à inserção de novas tecnologias em saúde. Consequentemente, há um aumento da demanda ... -
O cinema e suas interfaces com gênero, sexualidade e educação física
(2013-09-09)As formas como vamos construindo nossas representações em relação aos gêneros e às sexualidades está intimamente ligada às relações sociais que estabelecemos, às instituições que frequentamos e/ou compartilhamos de seus ... -
Equilíbrio e propriocepção de idosas praticantes de exercícios físicos
(2008)Mecanismos que podem estar envolvidos nas alterações do equilíbrio e do andar com o envelhecimento são os limiares de sensações cutâneas e proprioceptivas, que se elevam com a idade, especialmente dos membros inferiores. ... -
Professores de Educação Física no município de Cruz Alta e seus saberes docentes
(2011)O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os professores de Educação Física constroem ou (re)constroem seus saberes docentes. O estudo teve como caminho metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, e do tipo ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2009)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Efeitos da hiperoxia sobre a concentração de lactato e perfil oxidativo de corredores de endurance
(2023-04-28)O objetivo deste estudo, foi verificar se corredores de Endurance, ao respirarem uma alta concentração de oxigênio (FIO2 = 99,5%), apresentam alterações sanguíneas na produção de lactato que poderiam impactar no segundo ... -
O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica
(2015-02-20)A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com ... -
Efeitos da recuperação com o rolo de espuma sobre a dor e a funcionalidade após sessão de exercícios resistidos: ensaio clínico randomizado
(2022-09-13)Exercícios físicos realizados em alta intensidade produzem uma reposta inflamatória, que clinicamente se caracteriza pela dor muscular de início tardio (DMIT) e pela diminuição da funcionalidade. Diversas formas de ... -
Refletindo sobre as relações de convivência a partir da racionalidade e da emocionalidade em Maturana: uma experiência no ASEMA (apoio sócio-educativo em meio aberto)
(2005-07-05)Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, Sub-Área Pedagogia do Movimento Humano, na linha de Corporeidade e apresenta como tema A REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ... -
Danças bainas em solo sul rio-grandense: construindo representações de masculinidades de universitários gaúchos
(2014-10-03)O presente trabalho buscou analisar a construção de representações de masculinidades de universitários gaúchos, integrantes do Projeto de Extensão “Movimento SwingaSul”, o qual centraliza suas ações no sentido de ... -
O uso de recursos ergogênicos farmacológicos por praticantes de musculação das academias de Santa Maria, RS
(2004-12-20)A Medicina Desportiva refere-se aos recursos ergogênicos farmacológicos como substâncias destinadas a melhorar artificialmente a performance. O uso de medicamentos por praticantes de musculação, caracterizado como doping, ... -
Influência da prática do futebol sobre características neuromecânicas dos pés de jovens futebolistas
(2017-03-17)O futebol é uma das modalidades esportivas mais populares no mundo. A prática do futebol envolve diferentes gestos visando deslocamentos, disputas por espaço pela bola, chutes e mudanças de direção. Muitos desses gestos ... -
Ludicidade e desenvolvimento motor
(2015-02-20)Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa ... -
Corpo, teatro e educação física: que jogo é esse?
(2012)Este artigo tem como objetivo produzir aproximações entre o Teatro e a Educação Física, focalizando a educação do corpo, trabalhada através da proposta de jogos expressivos, como o ponto de convergência entre essas duas ... -
A técnica no ensino dos esportes: a busca de uma relação estabelecida entre as ciências sociais e as ciências naturais
(2007)O presente trabalho busca, subsídios teóricos que possam auxiliar a prática pedagógica dos professores de Educação Física, no que se refere ao ensino da técnica dos esportes no âmbito escolar, no sentido de demonstrar a ... -
A importância do papel da afetividade na construção da dinâmica escolar e na relação professor-aluno
(2015-02-21)Este trabalho aborda a afetividade como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional. Para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente ... -
Formação continuada para professores de educação física: análise da produção do conhecimento
(2017-08-15)Como objetivo do estudo buscou-se o entendimento de Formação Continuada em Educação Física. Metodologicamente, o estudo é desenvolvido por uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar informações e conceitos sobre ...