A importância do papel da afetividade na construção da dinâmica escolar e na relação professor-aluno
Abstract
Este trabalho aborda a afetividade como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional. Para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar é necessário estabelecer relações positivas, para se atingir os objetivos educativos. Objetiva-se analisar e entender a importância da relação professor- aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino, compreender o conceito de afetividade, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade na construção escolar entre professor- aluno, na sala de aula. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas, observações e conversas/diálogo com os entrevistados da escola-alvo da pesquisa, frente à percepção dos professores. Os sujeitos são (06) seis professores de Educação Infantil, que ministram aulas na Escola Municipal Infantil Pedacinho De Céu. Através desse estudo foi possível identificar porque a afetividade tem um papel importante na escola e na relação entre educadores e educandos. Verificou-se que a afetividade, a moral e a educação estão intrinsecamente ligadas à aprendizagem, e que estas influenciam de maneira significativa a forma pela qual os seres humanos resolvem conflitos. A pesquisa também pode demonstrar que os professores e a equipe escolar podem ajudar a desenvolver o potencial que cada aluno tem, dentro de suas possibilidades e limitações. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites.
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