Browsing Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD by Title
Now showing items 1-20 of 103
-
Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
(2015-02-28)O presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os mesmos se sentem capacitados para lidar com o ... -
Aprendizagem lúdica da capoeira e nível de flexibilidade e equilíbrio de escolares dos anos iniciais
(2015-02-21)Este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de caráter experimental, longitudinal, observacional e descritiva tendo como objetivo relacionar as atividades lúdicas da capoeira com o nível de flexibilidade e equilíbrio ... -
Aptidão física relacionada à saúde de escolares dos anos iniciais do município de Dois Irmãos das Missões/RS
(2015-02-20)O estudo teve como objetivo verificar possíveis diferenças nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, ao final dos anos iniciais, em escolares que participam das aulas de Educação Física ministradas por um profissional ... -
Aspectos pedagógicos da educação física através do brincar
(2015-02-27)Este trabalho busca apresentar questões importantes sobre o processo de ensino-aprendizagem das crianças nos anos iniciais envolvendo aspectos norteadores da docência da Educação Física. Tais informações foram baseadas em ... -
A atuação da prática da educação física em escolas municipais de educação infantil
(2015-02-21)A Educação Infantil é o nível inicial da Educação Básica, com crianças de 0 a 6 anos de idade, atendidas em creches ou pré-escolas. A Educação Física vem obtendo um espaço cada vez maior nas escolas, e isso vem acontecendo ... -
Autismo: estudo de caso, problematizando as questões do movimento humano
(2015-02-21)Este trabalho caracterizou-se por um estudo de caso de natureza descritiva e de abordagem qualitativa. Esta pesquisa tem como objetivo observar o desempenho e desenvolvimento de um menino de 12 anos com espectro autista e ... -
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
(2015-02-28)Introdução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação ... -
Avaliação motora de escolares
(2015-02-20)O desenvolvimento motor é adquirido ao longo da vida, mas é na infância que ele precisa de mais atenção para que na adolescência e na fase adulto consiga realizar suas atividades diárias sem dificuldades. O presente trabalho ... -
Avaliações relacionadas ao desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais
(2015-02-27)As experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras. Entretanto, grande parte das escolas ... -
Bebê na escola: contexto de cuidar e educar
(2015-02-20)A presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o ... -
O brincar na educação infantil
(2015-02-21)A Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando ... -
O brincar na educação infantil: percepção da realidade escolar do município de São Borja
(2015-02-21)Esta pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da oferta do Brincar na Educação Infantil como atividade regular dentro da rotina de dez escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS. É possível dizer ... -
As cantigas na educação infantil
(2015-02-20)This work was developed from a qualitative exploratory research aiming to present the different songs used in kindergarten, their goals, objectives and importance on the school day. The methodology used was arrested classroom ... -
Uma comparação do desenvolvimento motor entre crianças surdas e ouvintes da educação infantil de uma escola privada de Sapiranga
(2015-02-21)Na Educação Infantil, a Educação Física baseia – se em atividades de estimulação motora. O Desenvolvimento motor é o processo seqüencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica da ... -
A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2015-02-20)O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, e a relação entre esses ... -
A contribuição do movimento no desenvolvimento e aprendizado da criança na educação infantil e anos iniciais
(2015-02-21)Este estudo objetiva conhecer a produção científica a cerca da contribuição do movimento para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão ... -
As contribuições da dimensão lúdica na construção do conhecimento e sua relação com a educação física escolar
(2015-02-28)O presente trabalho aborda a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar entre crianças de 5 a 9 anos de idade. Para alcançar tais objetivos ... -
Contribuições da psicomotricidade na educação infantil da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu
(2015-02-21)A presente pesquisa tem por objetivo investigar quais as contribuições da Psicomotricidade para o desenvolvimento integral da criança. Sendo que esta deve ser considerada como formação de base a fim de propiciar à criança ... -
A dança nas aulas de educação física dos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-21)São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológicos quanto cognitivos e motores, porém a dança na escola é basicamente utilizada em eventos festivos. A dança é conteúdo da Educação Física e está incluída ... -
A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente
(2015-02-20)No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos ...