Aprendizagem lúdica da capoeira e nível de flexibilidade e equilíbrio de escolares dos anos iniciais
Resumo
Este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de caráter experimental, longitudinal, observacional e descritiva tendo como objetivo relacionar as atividades lúdicas da capoeira com o nível de flexibilidade e equilíbrio de crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de Quaraí/RS. Após a coleta e análise dos dados, associando os achados na pesquisa a outros estudos, chegou-se a conclusão de que a Capoeira pode contribuir de maneira positiva a fim de promover o desenvolvimento da flexibilidade e do equilíbrio dos educandos. Diante disso, a Capoeira pode e deve compor o currículo da educação física escolar e que esta passa a ser um instrumento de grande importância para o desenvolvimento motor em escolares dos anos iniciais. Um aspecto a ser destacado refere-se a uma possível limitação desta pesquisa, haja vista que outros fatores que influenciam a flexibilidade e o equilíbrio não foram abordados neste estudo, tais como medidas antropométricas, composição corporal, fatores genéticos, estilo de vida, etc. Embora a Capoeira seja um elemento importante da nossa cultura e muito discutido no seu contexto histórico, ela ainda carece de pesquisas mais aprofundadas no que se refere ao desempenho e as qualidades físicas. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de outras pesquisas que visem identificar os benefícios da capoeira, bem como, os principais fatores que intervêm à sua prática.
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