Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
Resumo
O presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no
Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os
mesmos se sentem capacitados para lidar com o processo de inclusão em suas aulas.
Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para
este estudo composto de cinco perguntas abertas. A amostra foi composta de cinco
professores das Escolas públicas Estaduais e Municipais da cidade de Caçapava do Sul que
atuam ou já atuaram com alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física. Na análise dos
dados ficou comprovada a falta de preparação dos professores, das péssimas condições físicas
e materiais inapropriados para que possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de
seus alunos com necessidades educacionais Especiais (NEE), também ficou evidente a falta
de politicas públicas para sanar essas dificuldades em relação à inclusão na escola. O presente
estudo destacou, através das respostas dos professores, a necessidade de capacitação
profissional no inicio do curso de Educação Física e de professores apoiadores durante suas
aulas. Conclui-se que os professores de Educação Física busquem maior qualificação para
trabalhar com alunos NEE, pois a inclusão é uma realidade nas escolas e infelizmente o
professor ainda, não encontra o suporte necessário para enfrentá-la sendo que o processo da
inclusão não se restringe somente à responsabilidade do professor e, sim, a todo o Sistema
Educacional.
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