dc.contributor.advisor | Duarte, Gustavo de Oliveira | |
dc.creator | Paz, Márcia Denise Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T11:37:02Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T11:37:02Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to understand how physical education teachers in elementary school
working with students in their classes’ wheelchair in public and whether they feel empowered
to deal with the process of inclusion in their classes.
For data collection was used as an instrument a questionnaire for this study consists
of five open questions. The sample was composed of five teachers from state and municipal
public schools of the city of South Caçapava who work or have worked with students Chair in
Physical Education. In the data analysis was proven the lack of preparation of teachers, poor
physical conditions and material inappropriate for them to develop the process of teaching and
learning of their students with special educational needs (NEE), was also evident lack of
public policies to resolve these problems in relation to the inclusion in school. This study
highlighted by the responses of teachers, the need for professional training at the beginning of
the course of Physical Education and supporters teachers during their classes. We conclude
that the physical education teachers seek higher qualification to work with NEE pupils,
inclusiveness is a reality in schools and unfortunately the teacher still does not find the
necessary support to face it with the inclusion process is not restricted only the responsibility
of the teacher and, yes, the whole Educational System. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física adaptada | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Cadeirante | por |
dc.subject | Adapted physical education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Wheelchair | eng |
dc.title | Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no
Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os
mesmos se sentem capacitados para lidar com o processo de inclusão em suas aulas.
Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para
este estudo composto de cinco perguntas abertas. A amostra foi composta de cinco
professores das Escolas públicas Estaduais e Municipais da cidade de Caçapava do Sul que
atuam ou já atuaram com alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física. Na análise dos
dados ficou comprovada a falta de preparação dos professores, das péssimas condições físicas
e materiais inapropriados para que possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de
seus alunos com necessidades educacionais Especiais (NEE), também ficou evidente a falta
de politicas públicas para sanar essas dificuldades em relação à inclusão na escola. O presente
estudo destacou, através das respostas dos professores, a necessidade de capacitação
profissional no inicio do curso de Educação Física e de professores apoiadores durante suas
aulas. Conclui-se que os professores de Educação Física busquem maior qualificação para
trabalhar com alunos NEE, pois a inclusão é uma realidade nas escolas e infelizmente o
professor ainda, não encontra o suporte necessário para enfrentá-la sendo que o processo da
inclusão não se restringe somente à responsabilidade do professor e, sim, a todo o Sistema
Educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |