Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, Gustavo de Oliveira
dc.creatorPaz, Márcia Denise Ribeiro
dc.date.accessioned2019-02-18T11:37:02Z
dc.date.available2019-02-18T11:37:02Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand how physical education teachers in elementary school working with students in their classes’ wheelchair in public and whether they feel empowered to deal with the process of inclusion in their classes. For data collection was used as an instrument a questionnaire for this study consists of five open questions. The sample was composed of five teachers from state and municipal public schools of the city of South Caçapava who work or have worked with students Chair in Physical Education. In the data analysis was proven the lack of preparation of teachers, poor physical conditions and material inappropriate for them to develop the process of teaching and learning of their students with special educational needs (NEE), was also evident lack of public policies to resolve these problems in relation to the inclusion in school. This study highlighted by the responses of teachers, the need for professional training at the beginning of the course of Physical Education and supporters teachers during their classes. We conclude that the physical education teachers seek higher qualification to work with NEE pupils, inclusiveness is a reality in schools and unfortunately the teacher still does not find the necessary support to face it with the inclusion process is not restricted only the responsibility of the teacher and, yes, the whole Educational System.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física adaptadapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCadeirantepor
dc.subjectAdapted physical educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectWheelchaireng
dc.titleAlunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os mesmos se sentem capacitados para lidar com o processo de inclusão em suas aulas. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para este estudo composto de cinco perguntas abertas. A amostra foi composta de cinco professores das Escolas públicas Estaduais e Municipais da cidade de Caçapava do Sul que atuam ou já atuaram com alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física. Na análise dos dados ficou comprovada a falta de preparação dos professores, das péssimas condições físicas e materiais inapropriados para que possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos com necessidades educacionais Especiais (NEE), também ficou evidente a falta de politicas públicas para sanar essas dificuldades em relação à inclusão na escola. O presente estudo destacou, através das respostas dos professores, a necessidade de capacitação profissional no inicio do curso de Educação Física e de professores apoiadores durante suas aulas. Conclui-se que os professores de Educação Física busquem maior qualificação para trabalhar com alunos NEE, pois a inclusão é uma realidade nas escolas e infelizmente o professor ainda, não encontra o suporte necessário para enfrentá-la sendo que o processo da inclusão não se restringe somente à responsabilidade do professor e, sim, a todo o Sistema Educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto