dc.contributor.advisor | Leal, Simone Dias | |
dc.creator | Badin, Franciele | |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T13:07:21Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T13:07:21Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18983 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper deals with affection as an essential factor in the process of teaching and learning, because it acts positively in the educational life. To have a healthy and appropriate development within the school environment is necessary to establish positive relationships, to achieve the educational objectives. The objective is to analyze and understand the importance of teacher-student relationship as indifferent factor, complicating or facilitator of the teaching process, understand the concept of affection, describe the school and the class involved and watch the affection in school construction between teacher-student, in the classroom. A field survey was carried out through a questionnaire with open questions, observations and conversations / dialogue with respondents of the school's target search, opposite the perception of teachers. The subjects are (06) six teachers of early childhood education, that teach at the Municipal School Children Little Piece Of Heaven. Through this study could be identified because the affection has an important role in the school and the relationship between teachers and students. It was found that the affective, moral and education are inextricably linked to learning and that they significantly influence the way humans solve conflicts. The research may also demonstrate that teachers and school staff can help develop the potential that each student has, within its possibilities and limitations. The affection is related to the mutual respect between teacher and student, with communication and interaction between them and the collective construction of the rules and limits. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Construção dinâmica escolar | por |
dc.subject | Professor-aluno | por |
dc.subject | Affection | eng |
dc.subject | School building momentum | eng |
dc.subject | Teacher-student | eng |
dc.title | A importância do papel da afetividade na construção da dinâmica escolar e na relação professor-aluno | por |
dc.title.alternative | Specialization in child physical education and early years distance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a afetividade como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional. Para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar é necessário estabelecer relações positivas, para se atingir os objetivos educativos. Objetiva-se analisar e entender a importância da relação professor- aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino, compreender o conceito de afetividade, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade na construção escolar entre professor- aluno, na sala de aula. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas, observações e conversas/diálogo com os entrevistados da escola-alvo da pesquisa, frente à percepção dos professores. Os sujeitos são (06) seis professores de Educação Infantil, que ministram aulas na Escola Municipal Infantil Pedacinho De Céu. Através desse estudo foi possível identificar porque a afetividade tem um papel importante na escola e na relação entre educadores e educandos. Verificou-se que a afetividade, a moral e a educação estão intrinsecamente ligadas à aprendizagem, e que estas influenciam de maneira significativa a forma pela qual os seres humanos resolvem conflitos. A pesquisa também pode demonstrar que os professores e a equipe escolar podem ajudar a desenvolver o potencial que cada aluno tem, dentro de suas possibilidades e limitações. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |