Navegação por título
Itens para a visualização no momento 12217-12236 of 31150
-
O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
(2010-09-17)Considerando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o presente estudo objetiva investigar as transformações vivenciadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Constantina/RS, a partir deste ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
O ensino fundamental no limiar de 2010: repercussões da lei n. 11.274/2006 nos sistemas estadual e municipal de ensino de Erechim/RS
(2011-04-18)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. O estudo teve como objetivo analisar ... -
Ensino híbrido na EJA: um mapeamento sistemático da literatura
(2018-12-01)A presente pesquisa bibliográfica que tem por tema a utilização dos modelos de Ensino Híbrido em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), traz como problema de pesquisa: Quais os modelos de Ensino Híbrido utilizados ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
(2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ... -
Ensino jurídico brasileiro e sociobiodiversidade: a possível e necessária construção de um cenário polifônico
(2019-03-12)O presente trabalho procura responder a seguinte questão: por que, diante da socoibiodiversidade brasileira, é necessária a construção de um ensino jurídico polifônico? Como pano de fundo para nossa investigação, ... -
Ensino jurídico e cidadania planetária: é preciso educar para a “Teia da Vida”
(2017-03-24)Este estudo se insere na linha de pesquisa “Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade”, tendo como objeto de pesquisa, a Ecopedagogia no Ensino Jurídico. O núcleo central da investigação é o ensino jurídico e a ... -
Ensino lúdico da língua inglesa para uma turma de 5ª série com alunos regulares e inclusos através da elaboração de vídeos
(2011-12-17)Este artigo trata do ensino de Inglês para alunos inclusos que frequentam uma sala de aula regular. A partir da Declaração de Salamanca em 1994, o Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial assumiu ... -
Ensino mediado por TIC’s potencializando a aprendizagem
(2018-12-03)O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), levando em consideração a necessidade de um elemento complementar e atrativo no ensino de Sociologia no ensino ... -
O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral
(2015-08-10)A pesquisa teve, como objetivo mais amplo, verificar, analisar e identificar nas práticas escolares, elementos indicadores de uma educação mais voltada para o desenvolvimento humano e para a formação integral do aluno, ... -
Ensino médio politécnico e o tema meio ambiente: percepção e envolvimento dos educadores
(2013-12-21)Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção e o envolvimento dos professores do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública com relação ao tema meio ambiente. A reestruturação do ensino médio colocou como ... -
Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
(2015-08-05)A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede ... -
O ensino médio politécnico noturno e os jovens estudantes de uma escola da região oeste de Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2016-08-30)Esta pesquisa situa-se no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, apresentou o seguinte problema: Quais as vivências sobre o Ensino ... -
Ensino médio politécnico: estudo de caso quanto aos eixos cultura digital e comunicação e uso de mídias
(2014-12-18)O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação dos eixos Cultura Digital, e Comunicação e Uso de Mídia, em específico a utilização da internet por estudantes e professores, no Ensino Médio Politécnico, focando ... -
Ensino médio politécnico: um novo olhar à formação do educando
(2012-11-30)A presente pesquisa objetivou analisar os limites e as possibilidades que a Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho de Coqueiros do Sul apresentou para implantação do ensino médio politécnico. Para tanto ... -
Ensino médio politécnico: uma reflexão necessária
(2013-11-30)Este estudo teve como objetivo investigar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Esta concepção de Ensino Médio busca a ... -
Ensino médio x mercado de trabalho: do ideal e uniforme ao real e à diversidade
(2009-08-08)O presente trabalho é uma reflexão sobre as relações entre o Ensino Médio e o Trabalho. Apresenta a construção do conhecimento humano em estreita relação com o processo de produção e reprodução das condições efetivas do ... -
Ensino médio: expectativas e desafios sob a perspectiva dos alunos do colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
(2012-12-01)Esta monografia intitulada “Ensino Médio: expectativas e desafios sob a perspectiva dos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria” – CTBM SM busca investigar as expectativas e desafios dos alunos em ... -
Ensino médio: políticas educacionais de ontem e de hoje
(2018-06-30)Atualmente, o capitalismo da era neoliberal, tem disputado a subjetividade dos indivíduos, deixando as relações de exploração do trabalho mais intrínsecas e subentendidas. Por isto, a educação torna-se um local de disputa ... -
Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental
(2014-03-21)A preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, torna-se necessária a adoção de medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade ...